A história da Fundação Banco do Brasil: realizar sonhos, transformar realidades

Ano: 2007

Para baixar o material gratuitamente faça login ou cadastre-se.

Ao completar 20 anos, a Fundação Banco do Brasil optou pela realização de um projeto maior. Escolheu devolver para a sociedade a sua própria história e promover a possibilidade de que outras instituições também o fizessem. Apoiou-se na crença de que a memória coletiva e de que o registro do conhecimento acumulado é capaz de permitir novas reflexões.

Iniciado em agosto de 2005, o Projeto Fundação Banco do Brasil: Criando Memória Compartilhada desenvolveu o Guia Prático de Memória. A segunda frente de trabalho teve como desafio uma intensa pesquisa documental, iconográfica e de memória oral.

Foram realizadas 40 entrevistas com pessoas selecionadas por sua participação representativa nos momentos históricos da instituição e também pelo envolvimento com os principais campos de ação da Fundação Banco do Brasil. Essa seleção contemplou, além de funcionários e ex-funcionários, os participantes dos projetos por ela desenvolvidos.

Também foram realizadas duas rodas de histórias, técnica utilizada para produzir sensibilização de um grupo diante da memória compartilhada, e 30 entrevistas temáticas. Esse rico acervo, reunido e organizado, garante ao projeto diversidade de fontes e múltiplas visões da história.

Este livro se propõe, assim, a ir além da valorização das experiências e dos saberes daqueles que fazem ou fizeram parte da Fundação Banco do Brasil. Ele traduz o olhar sobre as pessoas e sobre as comunidades atendidas. Ele traduz o olhar sobre as pessoas e sobre as comunidades atendidas. Promove a importância de uma história contada através das narrativas dos atores sociais diretamente envolvidos em realizar sonhos e transformar a realidade.

Conheça o projeto