Ano: 2008
No ano de 2008 o projeto “Memória Local na Escola” contou com o apoio da prefeitura municipal da cidade de Paraty. Finalizando o projeto foi lançada uma exposição chamada: “Memória Local na Escola – Paraty” que trouxe a história do município a partir de narrativas de personagens que são caros e únicos para as cidades e munícipes. A exposição trata-se da conclusão e do resultado do trabalho de formação continuada de professores e sua aplicação com seus alunos realizado em Paraty.
As narrativas presentes são textos coletivos produzidos pelos alunos a partir de entrevistas totalmente realizadas por eles. Os estudantes, orientados por seus professores, elegeram critérios e escolheram coletivamente seus depoentes, em seguida, produziram roteiros e organizaram suas salas para a condução das entrevistas de histórias de vida, método concebido pelo Museu da Pessoa. Após o registro dos depoimentos, os discentes debateram e destacaram os principais pontos das narrativas e selecionaram as memórias a serem produzidas.
Simultaneamente, tornou-se intensa a produção de desenhos, tanto dos entrevistados como acerca de suas lembranças. Completam a engrenagem da produção da exposição a edição e a revisão dos textos dos alunos feitas posteriormente.