CDI – 10 anos de conquistas sociais

Ano: 2004

Baixe a publicação – (PDF) 3MB

O Comitê para Democratização da Informática (CDI) tem uma história de múltiplas faces e singularidades, escrita no plural. História de sujeitos, não de objetos – todos protagonistas. História de um sonho que aprende a caminhar da utopia para a realidade e já completa dez anos.

O CDI percebeu que as tecnologias da informação e comunicação poderiam ter um papel estratégico e abrir passagem para transformar vidas, se utilizadas como ferramentas promotoras da cidadania. E passaram a brigar por oportunidades de levar esse instrumental a comunidades de baixa renda, marginalizadas de conquistas essenciais.

O melhor roteiro para as ideias germinarem foi a contramão: sentido oposto aos discursos e práticas que tentavam reduzir o acesso às tecnologias a um grupo de seletos. Buscaram, ao contrário, proporcionar e estimular o acesso democrático aos recursos tecnológicos, por meio de um modelo de inclusão digital sustentável e de uma proposta político-pedagógica que investisse na maturação de uma sociedade menos desigual. Eis o diferencial que marcou o nascimento do CDI e vem pontuando sua trajetória, eficácia e expansão ao longo de uma década. Foi construído um projeto que serve como ponte para a inclusão social, nosso principal alvo, e de parâmetro a outras iniciativas.

As Escolas de Informática e Cidadania (EICs) do CDI, criadas em conjunto com organizações comunitárias e entidades que atendem portadores de necessidades especiais, pontuam um compromisso com demandas de públicos específicos. Esse contingente também inclui pacientes com transtornos mentais, populações carcerárias e comunidades indígenas, entre outros.

Os frutos do trabalho do CDI já atingiram milhares de pessoas de diferentes idades, especialmente jovens, e solidificaram parcerias com empresas e instituições dentro e fora do Brasil. Apesar do pioneirismo no campo da inclusão digital, o CDI é uma organização não governamental que enfatiza a permanente reflexão dos problemas e aprende com seus erros e tem como mantra Qualidade, Resultados e Ternura.

Conheça o projeto