O conteúdo a seguir, que acompanha a websérie “Soltando palavras ao céu”, ministrada pelo professor e liderança guarani David Popygua, foi elaborado em diálogo com a exposição virtual “Vidas Indígenas: modos de habitar o mundo”, lançada pelo Museu da Pessoa em 2022. Esse material educativo tem por objetivo, além de apresentar os temas tratados por David em suas aulas, iniciar uma reflexão sobre um assunto incansável: como nós, não indígenas – na língua guarani, os juruá – podemos nos aproximar de outras culturas de forma respeitosa e interessada? Como podemos tornar a interculturalidade uma prática nos ambientes de ensino e aprendizagem?
A exposição “Vidas Indígenas: modos de habitar o mundo”, apresenta histórias de pessoas indígenas de diferentes povos, a partir de reflexões e relatos sobre suas origens, seus deslocamentos e suas lutas pelo direito de ser e de existir no mundo contemporâneo. Independente do espaço em que se encontram, aldeia ou cidade, a exposição apresenta pessoas e suas vivências, suas buscas profundas, descobertas, medos e anseios.
As aulas e vivências de David Popygua exploram aspectos da cultura Guarani Mbyá. O professor cresceu na Terra Indígena Jaraguá, situada na periferia de São Paulo. Seguindo o fio curatorial da exposição, aqui, nesse material, ampliamos as vivências de David, relacionando-as com outras histórias do acervo do Museu da Pessoa, além de bibliografias que debatem as relações entre as cosmovisões indígenas e a sociedade ocidental.
Ficha Técnica
Material Educativo Entre a Aldeia e a Escola: sabedoria indígena na sala de aula
Elaboração de conteúdo Teresa de Carvalho
Supervisão Sônia Helena Dória London, Lucas Lara
Revisão Valentina Prado
Diagramação Ariane Permonian
Websérie Soltando palavras ao céu
Conteúdo David Popygua
Direção Marco Del Fiol
Operação de Câmera e Fotografia Gustavo Almeida
Finalização Alisson da Paz
Produção Executiva Mathilde Rousseaux, Teresa de Carvalho
Realização Museu da Pessoa