50 anos de travessias e memórias: Ponte Rio-Niterói é celebrada em coleção de histórias de vida do Museu da Pessoa

Marco da engenharia brasileira e patrimônio nacional, a Ponte Rio-Niterói atravessa 16 histórias de vida, reveladas por meio de depoimentos emocionantes em uma coletânea digital do Museu da Pessoa

Como de costume, a Ponte Rio-Niterói conectará pessoas e suas histórias. Mas, dessa vez de um jeito diferente. A monumental obra completa meio século de existência e ganhará novos ângulos de observação, apresentados diretamente ao público por pessoas envolvidas na sua existência. Entre outubro e novembro de 2024, duas exposições compostas por histórias de vida do acervo do Museu da Pessoa serão inauguradas. Também ocorrerá o lançamento do livro comemorativo “Ponte Rio-Niterói – 50 anos conectando histórias”. Ambas exposições são gratuitas e acessíveis a todos os públicos.

ponte-rio-niterói
Inaugurada em 1974, a monumental Ponte Rio-Niterói atravessa a Baía de Guanabara conectando as duas cidades fluminenses
(Foto: André Cyriaco)

As exposições

No dia 16 de outubro, vai ao ar a Coleção Virtual 50 anos da Ponte Rio-Niterói, no Museu da Pessoa. Ao acessar o portal do Museu, será possível encontrar 16 histórias de vida na íntegra e 14 vídeos editados.  A Coleção forma um arco com gerações diferentes falando a respeito de suas vivências com a Ponte que, assistidos em conjunto, compõem um documentário único.

Esta coleção busca mostrar que a Ponte Rio-Niterói, grandiosa obra de arte da engenharia nacional, desde a sua concepção foi muito além de ser uma ligação entre duas importantes cidades. Através de depoimentos emocionantes, buscou-se mostrar como este símbolo de conexão é também um mosaico de memórias, sonhos e transformações, tecidos por aqueles que a idealizaram, construíram, conheceram e possuem suas histórias de vida entrelaçadas a esse patrimônio cultural brasileiro.

Já a partir do dia 16 de novembro, esse acervo audiovisual integrará a exposição física “Ponte Rio-Niterói: histórias dentro da história” no Espaço Cultural dos Correios, no centro de Niterói. A exposição contará com totens exibindo vídeos e uma linha do tempo da Ponte com desenho de projetos, fotos da construção, do dia da inauguração e muito mais, todos selecionados em documentos e acervos históricos. A exposição  funcionará de segunda à sexta, das 11h às 18h, e aos sábados, das 13h às 18h. Tudo isso até 11 de janeiro de 2025.

Vida e Obra: Histórias que conectam

As histórias são contadas diretamente pelos entrevistados e trazem relatos que atravessam o tempo. De engenheiros que participaram da construção até profissionais da nova geração, entre os destaques está Mayra Lara Torres. Moradora de Itaipu, a niteroiense deu à luz ao seu segundo filho durante a travessia da Ponte, já alcunhado como “Bebê da Ponte”. Além dela e muitos outros, a professora Ismênia Martins oferece uma análise crítica sobre o impacto da Ponte na cidade de Niterói e no estado do Rio de Janeiro.

A cientista social Paula Ribeiro, responsável pela seleção dos entrevistados e curadoria audiovisual, explica que o principal objetivo do Museu da Pessoa é preservar a memória social por meio de depoimentos de pessoas de diversos setores: “Foi realizado um estudo minucioso para selecionar essas 16 histórias. Cada uma delas tem um valor único e merece ser preservada. Através de experiências pessoais e emocionais, os entrevistados revelam suas ligações com a Ponte de forma genuína e autêntica“.