Evento para educadores: lançamento de videoaulas sobre patrimônios do Rio Negro

Você já ouviu falar da Cachoeira das Onças de Iauaretê? E do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro (SAT-RN)? Sabia que ambos são reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônios culturais imateriais do Brasil e que seus detentores são os povos indígenas que vivem na região do Rio Negro, no estado do Amazonas?

Se você ainda não conhece, terá a chance de se aprofundar nas práticas, saberes e elementos da cultura material e imaterial de povos indígenas que habitam a bacia do Rio Negro. Tudo isso na série de videoaulas “Patrimônios do Rio Negro: Memória e Território Indígena”.

Evento de lançamento das videoaulas

Em parceria com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), o Museu da Pessoa lança a série de videoaulas em um evento online e gratuito para professores:

Patrimônios do Rio Negro: memória e território indígena
📅 17 de outubro
(quinta-feira)
18h30 (horário de Brasília)
📍Google Meet

As pessoas participantes terão o privilégio de serem as primeiras a conhecer os conteúdos, que serão disponibilizados posteriormente de forma gratuita como ferramenta educativa.

Realizadas no âmbito do projeto Memória, Território e Patrimônios Imateriais do Rio Negro, realizado em parceria com o Iphan, as aulas são dividas em dois grupos (Cachoeira das Onças e SAT-RN). Todas são conduzidas por lideranças e pensadores das comunidades locais e ambientadas na região. Além disso, incluem entrevistas feitas pelos próprios jovens que residem no território.

professores-videoaulas-rio-negro
As lideranças que ministraram as videoaulas do curso, diretamente da bacia do Rio Negro

O evento também contará com a presença de lideranças e educadores indígenas que guiaram as aulas, auxiliando na compreensão do significado e importância desses patrimônios para os povos indígenas do Rio Negro e sua contribuição para a riqueza cultural e socioambiental de nosso país.

Confira a plataforma EAD do Museu da Pessoa e conheça todos os cursos disponíveis.