Exposição “Vidas em Cordel” chega ao Fliparacatu com cabine interativa e presença de cordelistas

A exposição, gratuita, entra em cartaz no dia 27 de agosto com coquetel e visita guiada na Biblioteca Municipal, durante o 2º Fliparacatu

Histórias de vida transformadas em literatura de cordel: é assim que a exposição “Vidas em Cordel” traz para Paracatu, uma experiência que passeia por 19 narrativas individuais apresentadas como obras literárias, ao mesmo tempo épicas e cotidianas. A iniciativa é do Museu da Pessoa, um dos primeiros museus virtuais do mundo e dedicado ao registro e à difusão de histórias de vida.

A exposição “Vidas em Cordel” estreia na Biblioteca Municipal René Lepesqueur dentro da programação do Fliparacatu, apresentando ao público cinco cordéis inéditos, inspirados em personagens de Paracatu. A exposição contará com um coquetel de lançamento aberto ao público com visita guiada com a equipe do Museu da Pessoa no dia 27 de agosto, às 19h, e estará em cartaz de 28 de agosto a 2 de setembro (exceto sábado e domingo), das 8h às 18h, com entrada gratuita. 

Em seguida, de 5 de setembro a 13 de outubro, a exposição estará aberta a visitações na Casa de Cultura de Paracatu (Rua do Ávila s/n, Núcleo Histórico), das 8h às 18h.

“Vidas em Cordel” é uma homenagem à arte de ouvir e contar histórias. A iniciativa é uma forma de valorizar o legado da cultura popular brasileira, por meio das suas narrativas individuais, como uma herança a ser transmitida e sempre reapropriada. 

A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com realização do Museu da Pessoa e patrocínio da Kinross.