Museu da Pessoa lança série gratuita com conteúdos inéditos de David Popygua sobre cultura Guarani Mbyá

A websérie “Soltando palavras ao céu” pretende estimular reflexões e o uso educativo de histórias de vida de indígenas presentes no acervo do Museu da Pessoa

“Quando um guarani está soltando a fumaça, ele está soltando as palavras para o céu”: assim começa a fala de David Popygua no episódio “Espiritualidade”, que deu origem ao nome da nova websérie do Museu da Pessoa. “Soltando palavras ao céu” é composta por 12 episódios inéditos e gratuitos protagonizados pelo educador indígena e liderança do povo Guarani Mbyá (Terra Indígena Jaraguá–SP). Ao longo dos vídeos, disponibilizados no canal do Museu da Pessoa no Youtube, David explora diferentes aspectos de sua cultura e de suas vivências como professor. Entre os temas abordados estão Origens, Espiritualidade, Violência, Natureza e História Oficial.

A proposta da websérie, gravada e produzida entre 2022 e 2023, surgiu de um convite do Museu da Pessoa ao educador guarani para que produzisse reflexões a partir de suas vivências, inspirando-se também nas histórias indígenas presentes no acervo do Museu. Em um dos episódios, intitulado “Tempo”, por exemplo, David fala sobre a noção de tempo na cultura Guarani e sobre a diferença entre Ara Yma (Tempo Velho) e Ara Pyau (Tempo Novo): “Uma coisa que fica bem clara é que o tempo do indígena guarani e de tantos outros povos é diferente do tempo do não-indígena. Uma questão primordial para entender o tempo guarani é entender que o tempo é algo circular, uma espiral. Existe a renovação do tempo”.

Ao longo da 22ª Semana Nacional de Museus, no Dia Internacional de História de Vida (16 de maio), o Museu da Pessoa exibiu a websérie para professores em primeira mão. Além do material disponível no Youtube, os vídeos contarão com um roteiro educativo para utilização dos vídeos em sala de aula, que será lançado ainda este ano.

Programação “Vidas, Vozes e Saberes em um mundo em chamas”

Ao longo dos últimos anos, o Museu da Pessoa, um dos primeiros museus digitais do mundo, tem criado iniciativas visando não só colaborar com o registro e a preservação de narrativas, saberes e práticas indígenas e de comunidades tradicionais, como também na disseminação desses materiais por meio de produtos culturais e ações educativas. Agora, com o lançamento da Programação 2024-2025, intitulada “Vidas, Vozes e Saberes em um mundo em chamas”, o Museu renova este compromisso e inicia o novo calendário de atividades com a websérie “Soltando palavras ao céu”, disponibilizada no canal do Museu da Pessoa no YouTube.

A temática da Programação de 2024 e 2025 do Museu da Pessoa tem como ponto de partida a ideia de que as experiências humanas (Vidas), suas narrativas, medos, frustrações, sonhos e legados (Vozes) e seus aprendizados e conhecimentos individuais e coletivos (Saberes) podem contribuir para contribuir com alguns dos desafios atuais que afetam pessoas em todo o planeta. O Museu da Pessoa traz em sua missão o compromisso de visibilizar várias destas questões ao reiterar sua opção pela escuta e pela abordagem aberta à perspectiva do outro.

O papel político do Museu da Pessoa é contribuir para ampliar o diálogo e a consciência a partir das histórias de vida. Para Lucas Lara, diretor de Museologia do Museu da Pessoa, esse é um norte do próximo biênio. “O Museu da Pessoa, por meio de sua nova programação, busca propor reflexões sobre questões da sociedade contemporânea, sem abrir mão de sua opção pelas experiências individuais. De que maneira as histórias de vida podem agregar dimensões aos desafios atuais?”.

Essa ação foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 235372), por meio do Ministério da Cultura, com realização do Museu da Pessoa.