Ano: 2022
Baixe a publicação – (PDF) 5,8MBDo que precisamos na volta à escola, depois dos traumas de dois anos marcados pela pandemia de Covid-19? Talvez de histórias que dão aquele “quentinho no coração” e alimentam nossa motivação para a mudança. Histórias assim estão reunidas aqui e são resultado do trabalho das professoras de cinco escolas municipais de Cubatão, a 65 quilômetros de São Paulo. Quem desce a serra e vê as chaminés industriais da cidade não adivinha quanto afeto e quanta luta pode caber em cada escola.
Nelas, cabem as memórias do professor Fernando, que tem viva a lembrança de uma chuva de doces feita pelo vizinho de sua avó quando ele ainda era criança; a história da tia Sol, que hoje trabalha na mesma escola em que estudou e acolhe as crianças com sua energia solar; o trailer conquistado com muita garra pela dona Luciene; as mobilizações de dona Hulda para fazer melhorias em seu bairro; as fugas de Flávio para jogar futebol até se tornar atleta profissional; o cuidado da professora Iara com o futuro de seus ex-alunos, aonde quer que ela vá; o carisma da professora Cláudia, que adora sopa em todas as refeições; as cartas de amor que Sidnei escrevia à namorada que não conhecia e com quem depois se casou.
Nos bastidores dessas histórias está o projeto Todo Lugar Tem uma História para Contar – Cubatão. Nessa jornada, dez professores participaram de seis encontros de formação a distância com as equipes do Museu da Pessoa. Aprenderam a realizar atividades de escuta de histórias dos alunos e depois de moradores do entorno da escola. Aprenderam e ensinaram os alunos a escolher uma pessoa para ser entrevistada, a preparar o roteiro, a entrevistar, a produzir um texto e a desenhar as histórias que ouviram. Ao longo do processo, as professoras se empenharam e se encantaram com a participação dos alunos e com as narrativas que ouviram de pessoas da comunidade. Como fruto, oferecem um material cheio de poesia, que vem tanto da riqueza das histórias quanto do excelente trabalho com as linguagens, na escrita dos textos e na elaboração dos desenhos.