Já pensou em contribuir com a missão de transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em patrimônio da humanidade?
Se pensarmos a imensidão de um acervo com cerca de 20 mil histórias de vida e 60 mil imagens, não é necessário dizer quão trabalhoso é tratar e disponibilizar todo esse conteúdo. Foi pensando nisso, e percebendo a interação crescente dos usuários, que o Museu da Pessoa decidiu criar um programa de voluntariado.
Os voluntários do Museu da Pessoa atuam em diversas áreas, e seu trabalho, talento e dedicação contribuem diretamente para que mais pessoas se conectem através das histórias de vida. Em seus seis anos de existência, 400 pessoas de mais de 50 municípios passaram pelo Programa.
O Programa de voluntariado do Museu da Pessoa foi desenvolvido durante o projeto “25 anos de Museu da Pessoa no Brasil: Fortalecimento e consolidação de acervo”, realizado no âmbito da lei de incentivo a cultura, do ministério da cultura do governo federal sob o número 164.380.
Esperamos que você tenha uma ótima experiência conosco: que esta seja uma oportunidade para você crescer e se desenvolver, através das histórias de vida de brasileiras e brasileiros. Vamos nessa?!
Para saber mais, acesse o guia do programa! – (PDF) 22MB

“No meu voluntariado como transcritora, o que eu mais gosto é de conhecer histórias novas e diferentes, que eu provavelmente não conheceria se não participasse desse projeto. A partir das narrativas, posso me aproximar de outras realidades e descobrir mais sobre o meu país. As histórias também me permitem refletir e me emocionar. Além disso, há um sentimento muito positivo por estar contribuindo de alguma maneira com a preservação da história dos brasileiros.”
“Gosto de fazer parte, ser parte. Principalmente, gosto da possibilidade de contribuir ativamente com a missão do Museu, que admiro muito. Além disso, essa vivência me é extremamente valiosa pessoalmente e profissionalmente. Ainda, me encanta a oportunidade de conhecer, aprender, trocar e trabalhar com pessoas em toda a sua diversidade. O apoio e o contato com a equipe responsável pelo programa também é maravilhoso. “
Paolla Dameão
“Gosto da oportunidade de estar próxima de narrativas – Tempo e palavras – e ainda poder, junto do Museu, valorizar algumas das infinitas histórias que merecem ser contadas, cuidadas e valorizadas.”
Ana Luiza Guedes Ferreira
