Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 13 de julho de 2022

Zezé da farmácia

Esta história contém:

Zezé da farmácia

Vídeo

Eu sou José do Nascimento Pereira Ramos, Natural de Correntina, Bahia. Nasci em 25/12/1961.

Sou um natalino original. Às vezes fazem uma cesariana, marcam a data para nascer dia 25, e o Zezé não, minha mãe falava que quando o galo cantou o Zezé apareceu.

Meu pai é natural de Brejo Verde, município de Correntina, Bahia né, e minha querida mãe também, nascida na Prainha, bem próximo onde meu pai nasceu. São pessoas que deixaram só saudades, pessoas maravilhosas que souberam nos educar. Somos doze irmãos, desses doze já faleceram dois.

A minha infância, até nove anos, realmente foi na roça mesmo. Era levantar de manhã e ir lá no rio lavar as mãos, lavar o rosto, tocar um gado; ir para o curral com o meu pai para tirar o leite e fazer arapuca para pegar juriti, para pegar codorninha, lambuzinha. No mais, eu tinha que ir para a roça para levar alguma coisa para o meu pai, para os meus irmãos.

Eu sempre fui uma pessoa tímida. Na escola eu não me enturmava muito, não, eu ficava mais na minha né. Comecei a estudar em Correntinha, depois a gente foi para Goiânia. Estudei em várias escolas. Não prolonguei muito meus estudos, gosto de ser bem sincero nas minhas palavras, mas o que eu aprendi e o dom que Deus me permitiu é muito gratificante.

Comecei a trabalhar em farmácia, era muita correria desde quando eu comecei. Eram bons os finais de semana, de bater uma bolinha com os meus irmãos, tomar um refrigerante, bater um papo. Meus irmãos e os amigos que moravam próximos eram muito unidos.

Comecei em Goiânia em 75, limpando o piso, fazendo entrega, buscando medicamento no centro de Goiânia de bicicleta - inclusive, uma vez eu derrubei uma mulher bem no centro de Goiânia. (risos) Eu ia pedalando e ela apareceu na frente de uma vez, não tinha como eu frear, mas são coisas que acontecem, né?

Aí eu passei para o balcão, fazendo injeção. Não fui mais para entrega, não limpava mais o chão. Meu patrão gostava muito de...

Continuar leitura

Dados de acervo

Título: Zezé da farmácia

Data: 13 de julho de 2022

Local de produção: Brasil / Bahia / Luís Eduardo Magalhães

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios