Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 27 de fevereiro de 2022

YAIWA POEWA KIHTI WEREGO: Narradora da Cachoeira das Onças

Esta história contém:

YAIWA POEWA KIHTI WEREGO: Narradora da Cachoeira das Onças

Vídeo

Lucélia Desana é professora

Na mente abre uma janela

Educa as crianças com amor

Essa é a marca dela

Afinal o estudo é sagrado

E a escola é sua capela

Dona Maria Lucélia Desana fala o seu nome indígena, Diakarapo. É filha do senhor Laureano Alves Tõrãmu e dona Isabel Araújo Duhígo. Nasceu em uma comunidade chamada Pakowa, na Colômbia e cresce na comunidade Yai Boha, Santa Marta.

Quando seus pais viajavam, ficava na comunidade para cuidar de seus irmãos, lá passou pelo processo de benzimento e desde cedo recebeu orientações do pai. Começou a estudar na comunidade de Pato, no rio Papuri, lá morando junto à sua irmã Maria Alves. Mudou-se para Iauaretê para dar continuidade aos seus estudos do ensino fundamental, morando no internato junto com 600 internas, onde aprendeu a trabalhar com emplumagem, tecelagem e culinárias. Assim que concluiu seus estudos até a 8ª série, trabalhou como ajudante de cozinha das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), a convite da irmã Irene. Estudou magistério em São Gabriel, onde morou novamente com as internas na cidade. Após terminar seus estudos, retorna para Santa Marta para morar com seus pais, trabalhando como professora durante três anos com os Hupda, onde conheceu o seu marido. Atualmente tem três filhas. Fez concurso e passou para trabalhar na escola São Miguel, na qual trabalha até hoje.

Após sua primeira menstruação, o pós-parto e durante a gravidez é importante se proteger com bahsese, conta Lucélia. Sabe cantar handeka, onde na maioria das vezes se canta como forma de agradecimento às pessoas.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: YAIWA POEWA KIHTI WEREGO: Narradora da Cachoeira das Onças
Data: 27 de fevereiro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauareté
Entrevistador: Jamily Tariana
Entrevistador: Josiane Tariana
Vídeomaker: José Tariano
Vídeomaker: Edvirgem Tariano
Vídeomaker: Sidomar Tariano
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.