Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 20 de setembro de 2022

WAI MAHSÃ WISERI HEÕPEOSE WEREGɄ: Relato da consequência do desrespeito a casa dos encantados

Esta história contém:

WAI MAHSÃ WISERI HEÕPEOSE WEREGɄ: Relato da consequência do desrespeito a casa dos encantados

Vídeo

Walter é um grande conhecedor

Da família é um bom companheiro

Planta seu alimento na roça

Esse Tariano guerreiro

Sabe os perigos da floresta

O benzedor Walter Cordeiro

Walter Cordeiro Indígena do Povo Tariano, com nome de benzimento Thumu, natural do Distrito de Iauarete, sua família veio da comunidade da Umari Cachoeira, atualmente mora em Iauarete na Comunidade de São Miguel. Casou no ano de 1992, tem sete filhos, sua esposa veio em uma comunidade do rio Papuri, conta que atualmente os adolescentes e jovens não estão dando valora a nossa cultura indígena e que estão apagando cada vez mais a cultura dos brancos, fala também sobre manjuba, ou seja, encantados mais conhecido por nós indígenas como wai mahsã, fala da convivência com seus pais e familiares, nas viajem de infância, dos estudos, de como conseguiu seu emprego. Fala dos lugares sagrados, conta um pouco a história da Cachoeira da Onça. Por fim, fala que não deixemos esquecer as nossas culturas e que o bahsesé é importante para nós indígenas para proteção da nossa saúde de vida.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: WAI MAHSÃ WISERI HEÕPEOSE WEREGɄ: Relato da consequência do desrespeito a casa dos encantados
Data: 20 de setembro de 2022
Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauareté
Entrevistador: Sidomar Tariano
Entrevistador: Josué Tariano
Vídeomaker: Ednaldo Desano
Vídeomaker: Paulo Sergio Tariano
Vídeomaker: José Brito
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.