Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sidney Bernardo
Por: Museu da Pessoa, 12 de junho de 2012

Vontade de aprender

Esta história contém:

Vontade de aprender

Vídeo

P/1 – Vamos começar com você dizendo seu nome completo, data e local de nascimento.

R– Sidney Bernardo, eu nasci na cidade de Garça, estado de São Paulo, no dia nove de abril de 1951. Lembro que eu só nasci lá, mudei logo em seguida.

P/1 – Sidney, qual é o nome dos seus pais?

R – Nome dos meus pais é Juvenal da Silva Bernardo e minha mãe, Dorothea Sassi Bernardo.

P/1 – Conta um pouquinho deles, o que eles faziam, como é que era a relação com eles na sua casa?

R – Bom, vamos lá. Perdi ambos muito cedo, mas a história da família é mais ou menos assim. O Bernardo é um erro de registro, porque originalmente meu pai é Bernardes. Meu pai, até 1945, 1946 era uma pessoa de muita posse, tinha até avião, dono de todos os carros da cidade de Garça, carro de aluguel, sabe? E ali casou-se com a minha mãe bem antes. Nós somos em cinco irmãos, dois mais velhos, eu sou o meio, e dois mais novos. Quando nasceu o meu segundo irmão meu pai já passava por uma situação financeira muito difícil na cidade de Garça. Aí eu nasci, persistia essa situação financeira, então a família resolveu mudar-se para um novo lugar, buscar sobreviver em outra cidade. Aí surgiu um convite para ir à Maringá, a cidade do estado do Paraná que estava, praticamente, começando a existir. Meu pai, como era muito habilidoso, embora vivia de todo patrimônio que tinha, ele achou que lá era a oportunidade de montar algo, então nós migramos para lá, por isso que eu conto que eu só nasci em Garça. Na verdade eu vim conhecer Garça eu já tinha quase cinquenta anos de idade, que foi uma curiosidade de ir à cidade onde você nasceu, né? (risos). Bom, fomos à Maringá, tinha nascido também uma outra irmã, que aí nós éramos em quatro, e em Maringá nasceu também um outro irmão, que é o caçula hoje, e lá ficamos de 1952, 1953, até mais ou menos o ano de 1958. Mas nós passávamos muita dificuldade na situação financeira...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Programa Conte Sua História –20 Anos do Museu da Pessoa no Brasil

Depoimento de Sidney Bernardo

Entrevistado por Olívia Paradas

São Paulo, 12 de julho de 2012

Realização Museu da Pessoa

Entrevista PCSH_HV353

Transcrito por Karina Medici Barrella

Revisado por Teresa de Carvalho Magalhães

P/1 – Vamos começar com você dizendo seu nome completo, data e local de nascimento.

R– Sidney Bernardo, eu nasci na cidade de Garça, estado de São Paulo, no dia nove de abril de 1951. Lembro que eu só nasci lá, mudei logo em seguida.

P/1 – Sidney, qual é o nome dos seus pais?

R – Nome dos meus pais é Juvenal da Silva Bernardo e minha mãe, Dorothea Sassi Bernardo.

P/1 – Conta um pouquinho deles, o que eles faziam, como é que era a relação com eles na sua casa?

R – Bom, vamos lá. Perdi ambos muito cedo, mas a história da família é mais ou menos assim. O Bernardo é um erro de registro, porque originalmente meu pai é Bernardes. Meu pai, até 1945, 1946 era uma pessoa de muita posse, tinha até avião, dono de todos os carros da cidade de Garça, carro de aluguel, sabe? E ali casou-se com a minha mãe bem antes. Nós somos em cinco irmãos, dois mais velhos, eu sou o meio, e dois mais novos. Quando nasceu o meu segundo irmão meu pai já passava por uma situação financeira muito difícil na cidade de Garça. Aí eu nasci, persistia essa situação financeira, então a família resolveu mudar-se para um novo lugar, buscar sobreviver em outra cidade. Aí surgiu um convite para ir à Maringá, a cidade do estado do Paraná que estava, praticamente, começando a existir. Meu pai, como era muito habilidoso, embora vivia de todo patrimônio que tinha, ele achou que lá era a oportunidade de montar algo, então nós migramos para lá, por isso que eu conto que eu só nasci em Garça. Na verdade eu vim conhecer Garça eu já tinha quase cinquenta anos de idade, que foi uma curiosidade de ir à cidade onde você nasceu, né? (risos). Bom, fomos à...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.