Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Nichan Bertezlian
Por: Museu da Pessoa, 19 de setembro de 1994

Vivendo num país fraterno

Esta história contém:

Vivendo num país fraterno
fechar

Família imigrante

Nichan Bertezlian, Adele, Amaid e Sônia no quintal da casa de Nichan, no bairro de Santana.

período: Ano 1953
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Nichan Bertezlian
crédito: Cine Foto Sargis D.
tipo: Fotografia

Folclore gaúcho

Nichan Bertezlian e um integrante do grupo foclórico gaúcho, em jantar do II Seminário Nacional de Juízes Classistas da Justiça do Trabalho.

período: Ano 1986
local: Brasil / Rio Grande Do Sul / Porto Alegre
imagem de: Nichan Bertezlian
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Só no passinho

Nichan Bertezlian dança com o filho Ricardo Bertezlian em seus braços durante um encontro de família na casa de seu sogro, na Avenida Nova Cantareira.

período: Ano 1954
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Nichan Bertezlian
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Calcando a indústria

Nichan Bertezlian e seu filho junto a representantes comerciais das indústrias de calçados na reinauguração da Casa Venizellos.

período: Ano 1964
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Nichan Bertezlian
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

O futuro do varejo

Nichan Bertezlian no gabinete do presidente José Sarney durante o II Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais do Comércio Varejista.

período: Ano 1986
local: Brasil / Distrito Federal / Brasília
imagem de: Nichan Bertezlian
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Depoimento de Nichan Bertezlian

Entrevistado por Cláudia Leonor e Valéria Barbosa

Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade

São Paulo, 11 de janeiro de 1995

Transcrita por Rosália Maria Nunes Henriques

P - Bom, senhor Nichan, eu queria começando, é... que o senhor falasse o nome do senhor completo, o local e a data de nascimento do senhor.

R - O meu nome completo é Nichan Bertezlian. Parece que a preocupação dos meus antepassados foi tamanha pra me identificar, deram a mim a obrigação de carregar duas vezes a identificação do armênio porque o 'ian' é um sufixo que se agrega ao sobrenome do armênio para que, onde quer que ele tenha nascido, onde quer que ele possa estar, ao pronunciar o seu nome e sobrenome, o 'ian' o qualificará pra sempre no conceito das pessoas ouvintes de que realmente ele tem a sua origem na velha e distante Armênia, que foi um dia, por vontade de Deus, o berço da atual civilização humana. Porque quando Deus, preocupado que esteve, do encaminhamento da primeira geração humana pediu ao Noé que preparasse uma arca e que lá salvasse a... o... a existência animal, de então, e também a existência humana. Quando então, essa arca em, pairando em Ararat, que era o cume mais alto daquela região, deu origem para que então existisse uma nova geração humana. E parece que os séculos se passaram e a história foi se desfolhando e quem sabe novamente Deus preocupado com o comportamento humano dos nossos dias, no começo deste século XX, designou que se formasse uma nova arca, mas muito mais gigantesca, e que desta feita, Ele que foi armênio um dia, e determinou que a arca pairasse no Ararat, quem sabe brasileiro que Ele se sentiu, nomeou uma nova arca gigantesca que desta feita havia que recolher os seres humanos do mundo inteiro, de todas as regiões, nesta nova arca, que é então, chamado pela minha imaginação: Brasil! Porque neste país, a verdade maior é que se tem armênios e que neste momento de viva voz,...

Continuar leitura

Título: Vivendo num país fraterno

Data: 19 de setembro de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Nichan Bertezlian
Entrevistador: Cláudia Leonor
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios