Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Maria Rosa de Jesus.
Por: Eliana Apostolico Silvério, 6 de novembro de 2018

Vivendo intensamente

Esta história contém:

Vivendo intensamente

Durante a entrevista com a Professora Maria Rosa, pedimos a ela para falar um pouco sobre a sua infância, sobre seu bairro, sobre sua rua. Neste momento percebemos que o seu rosto se iluminou de alegria. Ela nos contou que a sua infância foi maravilhosa e que é a parte da sua história de vida de que mais gosta. Disse que até os nove anos, idade em que entrou na escola, ela e sua família viviam isolados do mundo. Eles moravam no meio do mato em uma casa de pau a pique, que ficava no alto do morro. Descendo o morro havia uma lagoa onde eles pescavam peixes para comer. Eles tinham na casa cavalo, galinhas, um cachorro chamado Pixote e muitos pés de frutas. Como ela nos disse, eles tinham ali o básico para sobreviverem. Nesse período ela gostava muito de brincar de subir em árvores, e nos confessou que é daí que vem o seu jeito moleca até hoje. Mas, ao ser questionada sobre a sua brincadeira favorita da infância, nos contou sorrindo que era descer correndo o morro e cair na lagoa. Logo no início do seu relato sobre a sua infância ela disse que, provavelmente hoje em dia nós não gostaríamos de ter vivido a mesma experiência que ela viveu. Será mesmo que não?

fechar

Brincadeira de infância

Brincadeira de Infância favorita era escorregar no morro e cair na lagoa

período: Ano 2018
tipo: Desenho

Tarde de Memórias

Tarde de entrevista relembrando memórias de vida da Professora Maria Rosa de Jesus

período: Ano 2018
tipo: Desenho

Maria Rosa 1

tipo: Fotografia

Maria Rosa 2

tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios