Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: , 14 de março de 2017

Vida Interrompida - Reinventando Sua História

Esta história contém:

Vida Interrompida - Reinventando Sua História

Vídeo

Não é possível imaginar todos os desafios que os últimos anos reservaram a esta senhora de ar refinado, só de observá-la.

Maria Helena Gunello Delprá, é uma mulher miúda, de traços delicados.

Bonita, se move de modo elegante, mas esta é apenas a primeira impressão de quem a vê.

Apenas Maria Helena começa a falar, para a impressão se revelar superficial e imediatamente esvanecer; e então, o colosso surge.

A frágil senhora dá espaço à mulher forte, decidida, de fala esclarecida, que luta a fundo pelo que quer.

Nascida e criada no Canguaíba, ela se auto define como uma pessoa otimista.

É falante e cheia de fé na vida.

O que mais impressiona é que teve que reaprender a ser Lena, porque um tumor cerebral roubou memórias e aprendizados, levou lembranças e hábitos desse alguém que insistiu em viver, e se reinventou.

Em 2004, passou por uma cirurgia muito delicada, para retirar tal tumor e depois disso tudo mudou: reaprendeu a falar, a cozinhar, a andar e a dirigir.

Perdeu muita coisa, não apenas a memória pois o processo de recuperação foi tortuoso e, muitas vezes, exaustivo.

Reaprender tudo é um processo lento, mas Sérgio estava lá; o tempo todo seu marido esteve com ela, assim como seus dois filhos.

Segundo seu relato, sua absoluta fé em Deus nesse momento também foi fundamental para sua recuperação.

Foi uma mulher que viveu um grande amor, desses de contos de fadas; não que os altos e baixos não tenham ocorrido, pois, segundo ela, houve dificuldades sim, mas tinha também muito carinho.

O respeito e a cumplicidade entre Lena e Sergio superaram todos os desafios que a vida os proporcionou.

Em seu depoimento, quando fala do marido que perdeu a pouco, sempre há muita comoção e um vazio saudoso transparece na descrição de cada palavra que profere sobre a rotina do casal.

Na infância, passou por situações... Continuar leitura

fechar

Maria Helena, 1º Comunhão

imagem de: Maria Helena Gunello Delprá
crédito: Arquivo pessoal
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Maria Helena com pai e irmãs

imagem de: Maria Helena Gunello Delprá
crédito: Arquivo pessoal
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Maria Helena com mãe e irmãs

Lena com sua família em frente à sua casa, no Canguaíba.

imagem de: Maria Helena Gunello Delprá
crédito: Arquivo pessoal
tipo: Fotografia

Prefeitura de Guarulhos

imagem de: Maria Helena Gunello Delprá
crédito: Arquivo pessoal
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Pais de Maria Helena

imagem de: Maria Helena Gunello Delprá
crédito: Arquivo pessoal
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

escrever depois

imagem de: Maria Helena Gunello Delprá
crédito: Arquivo pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Programa Mostra SESC Museu da Pessoa Depoimento de Maria Helena Gunello DelpráEntrevistada por Paola Bruneli e Renato CobraSão Paulo, 14 de março de 2017 Realização Museu da Pessoa MSMP_HV04_Maria Helena Gunello DelpráTranscrito por Karina Medici BarrellaMW TranscriçõesP/1 – Maria Helena, seu nome, idade e local de nascimento, por favor.R – Meu nome é Maria Helena Gunello Delprá. Eu nasci em 18 de abril de 1950, na cidade de São Paulo na Maternal, que é um dos mais antigos hospitais de São Paulo que fica na Avenida Celso Garcia.P/1 – Você é natural da região do Belém, nasceu na região do Belém, qual a sua relação com a região até hoje?R – Eu nasci no Belém. Essa Maternidade Leonor Mendes de Barros fica no Belém, na Avenida Celso Garcia.P/1 – Se você fosse escrever uma resenha sobre você mesma, como você se apresentaria?R – Como eu me apresentaria? Eu sou uma pessoa otimista, eu sou uma pessoa de fé e que acredita sempre.P/1 – Você se lembra como foi sua infância? Descreveria pra gente rapidamente sua infância.R – A minha infância, o meu pai faleceu com 29 anos de infarte fulminante. Eu tinha dois anos de idade e a minha mãe ficou com três filhas pra criar. Ela trabalhou em tecelagem e foi difícil. Uma das coisas que me lembro é que na época o Getúlio Vargas dava às viúvas que ficavam com mais de um filho, ele dava a escola. E eu fui pro Externato São Vicente de Paulo na Penha, que é um colégio de freiras, onde eu tive um bom ensino, mas por outro lado me senti muito discriminada porque ali só frequentava pessoas da elite e muitas vezes na hora do pagamento, o pagamento era feito na própria sala de aula. Era uma caderneta onde os pais colocavam o dinheiro dentro e a criança levava e na sala de aula a freira colocava a assinatura com o recebido. E no meu caso, quando chegava a minha vez eu levava a caderneta ela fazia questão de dizer em alto som, pra que todos ouvissem, ela colocava um carimbo e dizia:... Continuar leitura

Título: Vida Interrompida - Reinventando Sua História

Data: 14 de março de 2017

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios