Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Anônimo
Por: Anônimo, 21 de maio de 2023

Vida de Gilson

Esta história contém:

Vida de Gilson

No dia 25 de Março de 1936 nasceu meu avô, Gilson Menezes Ferraz. Seus pais, Antônio de Souza Ferraz e Antonieta Menezes Ferraz.

Seu pai era comerciante de secos e molhados, tinha uma pequena fábrica de refinar açúcar e vendia cachaça, e sua mãe era costureira e vendia doces que ela mesma fazia. Gilson estudou o primário na Escola Municipal de Cristina e depois no colegial foi estudar na cidade de Itanhandú no Colégio Sul Mineiro. Era um internato masculino e ele só voltava para casa nas férias. Sua rotina no colégio era cheia de horários, eles levantavam às 6 da manhã, tomavam banho frio e iam para as atividades do dia.

O que ele mais gostava de fazer em sua infância era jogar futebol e ele costumava ajudar a sua mãe a vender doces na rua.

Com 11 anos de idade o seu pai foi fazer uma cirurgia no estômago no Rio de Janeiro e pegou uma infecção hospitalar e veio a falecer pouco depois por pneumonia.

Já aos 15 anos trabalhou em alguns comércios até conseguir um emprego no banco de Crédito e Comércio de Minas Gerais. Este trabalho foi uma grande escola para ele. No ano de 1964 ele foi trabalhar no Fórum da Comarca de Cristina como Escrivão do crime, auxiliando os vários juízes e promotores que por ali passaram. Chegou a se aposentar no ano de 1989.

Ele foi jogador de meio campo de time de Cristina, estavam sempre viajando com o time pela região, chegando a ganhar diversos campeonatos. Uma outra grande paixão era a pescaria. Sempre saia aos finais de semana para pescar com seus amigos.

No ano de 1958, em Cristina, conheceu Eliza, Minha avó. Se casaram em 1962 na Igreja Matriz de Cristina, no dia do aniversário de 16 anos de Eliza. Foi uma grande cerimônia realizada às 6 horas da manhã. Pegaram um trem e foram em lua de mel na cidade de Poços de Caldas.

Os filhos vieram dois anos após o casamento, sendo o mais velho Edélzio, Antonieta, Sandra e Raquel respectivamente. Todos os filhos estão...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios