Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 31 de maio de 2021

Vida de comerciária

Esta história contém:

Vida de comerciária

Vídeo

Meu nome é Selma Sueli Ferrassoli Mantovan. Nasci dia 20 de agosto de 1965, em Tanabi, que é uma cidadezinha próxima a Rio Preto. Meu pai é Juvenal Ferrassoli, já falecido, e minha mãe é Maria Dirce Pasqualotto Ferrassoli. O meu avô paterno veio da Itália ainda criança e morou aqui em Guapiaçu, que é na nossa região. A gente foi criado em sítio, na região de Tanabi. Só que meus pais se separaram muito cedo, e precisamos trabalhar, ainda criança.

Mas tinha a parte boa, de subir em árvore, porque a gente apanhava goiaba, manga, tudo nas árvores. Já caí de cima do pé de goiaba, fiquei pendurada na cerca de arame farpado (risos), e nós fazíamos as festinhas no sítio, quando era festa de São João. E tinha os aniversários com bolos imensos, do tamanho da mesa - eles eram de cor azul ou cor-de-rosa, com aqueles chumbinhos coloridos. E as mães faziam doce de leite, doce de goiaba, aquele monte de doce caseiro.

Mas aí eu fui para a cidade de Tanabi com sete anos de idade, na primeira série. Aos oito anos, eu já comecei a trabalhar de empregada doméstica, para ajudar minha mãe que já estava separada do meu pai. Ai, com 12 anos de idade eu mudei para Santo André, onde fiquei até os 15, porque minha mãe comprou um bar lá. Tinha as feiras que passavam na lateral, então levantávamos às três horas da manhã para servir os feirantes com comida. Mas voltamos pra Rio Preto.

E aos 16 para 17 anos, eu já entrei na Casas Pernambucanas. Eu me lembro do meu primeiro salário já registrado na Pernambucanas. O gerente falou que eu era muito jovem para ser vendedora - precisava ter 18 anos. Só que eu entrei com muita sede de vender, e eu fiquei em primeiro lugar nas vendas, logo no primeiro mês. Eu recebi um salário que eu nunca tinha visto na minha vida, como se hoje fossem 15, 14 salários mínimos na época. O que eu ia fazer com tanto dinheiro? Então, foi mês de comprar geladeira, de comprar televisão...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memórias do Comércio de São José do Rio Preto - 2020 / 2021

Entrevista de Selma Sueli Ferrassoli Mantovan

Entrevistada por Claudia Leonor Oilveira e Luís Paulo Domingues

São José do Rio Preto, 31 de maio de 2021

História de Vida: MC_HV088

Transcrito por Selma Paiva

(01:15) P1 - Selma, para começar eu gostaria que você falasse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R1 – Selma Sueli Ferrassoli Mantovan, eu nasci dia 20 de agosto de 1965, em Tanabi, que é uma cidadezinha próxima a Rio Preto mesmo.

(01:36) P1 – Sim. E qual que é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Meu pai é Juvenal Ferrassoli, já falecido e minha mãe Maria Dirce Pasqualotto Ferrassoli.

(01:48) P1 – Legal, e seus avós, você teve contato com seus avós?

R1 – É, a minha avó faleceu recentemente, com 89 anos, né? Eleonora Grili Pasqualotto, faleceu recentemente e meu avô já faleceu há um tempo um pouco maior, mas a gente teve contato com todos eles, sim.

(02:08) P1 – Sim. Você sabe a origem da família, como que eles foram... chegaram nessa região? Eles vieram... sobrenome...

R1 – É, meu avô paterno veio da Itália, né?

(02:19) P1 – Itália. E os outros?

R1 – O meu avô paterno veio da Itália ainda criança e morou aqui em Guapiaçu, que é a região de São José do Rio Preto também, depois foi para a capital e retornou para São José do Rio Preto. Agora, o pai do meu pai faleceu muito jovem também, mas é de origem italiana também.

(02:39) P1 – Sim. Você teve, na sua infância ou na adolescência, tradições que vieram dessa origem italiana, assim, comida na sua casa, italiana, dança, música? Alguma coisa, festas...

R1 – Não, não. A gente foi criado assim... a gente morava em sítio, né, na região de Tanabi e os meus pais se separaram muito cedo, a gente foi... precisou trabalhar cedo, eu comecei a trabalhar ainda criança. (risos)

(03:07) P1 – Ah, entendi. E seu pai e...

Continuar leitura

Título: Vida de comerciária

Data: 31 de maio de 2021

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios