Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 6 de dezembro de 1993

Versátil ao trabalho

Esta história contém:

Versátil ao trabalho
fechar

Ronaldo

Ronaldo Rodrigues de Jesus com 28 anos no playground do prédio onde mora em Perdizes, no dia 14 de janeiro de 1994.

período: Ano 1994
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Atividade/Lazer

A foto foi tirada por Sergio Andrade, da Folha da Tarde, no apartamento do jogador em Perdizes. Ronaldo foi influenciado pelo pai a ouvir jazz e blues.

período: Ano 1992
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Sergio Andrade
tipo: Fotografia

Cotidiano/Concentração

O time do São Paulo se reuniu no lobby do hotel, depois da preleção e de ter tido um acompanhamento psicológico. Os jogadores se distraiam batendo fotos.

período: Ano 1992
local: Japão / Tokyo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Atividade Social

Ronaldo e sua esposa, Ana Claudia Rosan de Jesus. O aniversário do Catê foi celebrado na casa de Mitiko Hugura, presidente da Mizuno. Foram à festa os jogadores do time do São Paulo Futebol Clube, entre eles Muller, Cafu e Palhinha, com seus respectivos filhos.

período: Ano 1993
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Família

Ronaldo com os filhos Ronaldo (à esquerda), de onze meses, e Rodrigo (à direita), de dois anos e nove meses. A foto foi tirada nas festas de fim de ano. Ronaldo e Ana Claudia presentearam o Rodrigo com uma bicicleta e Ronaldinho com carrinhos de corrida.

período: Ano 1993
local: Brasil / São Paulo / Perdizes - São Paulo
crédito: Ana Claudia Rosan de Jesus
tipo: Fotografia

Infância

Ronaldo (seis anos), Beatriz Rodrigues de Jesus (cinco anos) e Luiz Antônio de Jesus (nove anos). A foto foi tirada na casa dos pais durante as férias. Ronaldo e Luiz Antônio gostavam de soltar pipa e jogar "pelada" na rua. "Com a Beatriz sempre me dei bem", conta Ronaldo.

período: Ano 1971
local: Brasil / São Paulo / São Bernardo Do Campo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Mapa Ronaldão

Ronaldo Rodrigues de Jesus 1) Nasceu em São Paulo 2) Aos cinco anos foi para São Bernardo do Campo 3) Aos 17 anos foi para São José do Rio Preto 4) Aos 20 anos voltou para São Paulo

crédito: Acervo Pessoal
tipo: Mapa

Entrevista em vídeo

Imagem capturada da entrevista em vídeo.

período: Ano 1993
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol ClubeDepoente: Ronaldo Rodrigues de JesusEntrevistado por: Valéria, Karen e RodrigoSão Paulo, 06 de dezembro de 1993Entrevista nº 020P - Ronaldo se apresenta, por favor. Fala o seu nome, onde você nasceu, qual o bairro onde você morou, nome dos seus pais.R - Por etapas, né? Meu nome é Ronaldo Rodrigues de Jesus, nasci no dia 19 de junho de 1965, aqui na capital em São Paulo, bairro do Brooklin... Morei aqui até uns cinco anos, por aí, depois mudei, mudei pra São Bernardo do Campo, fiquei por lá até os 16 anos. Praticamente eu passei a minha infância em São Bernado do Campo, depois aos 17 anos eu fui para São José do Rio Preto jogar futebol e aí começou a carreira né? (Risos) Jogar futebol... E morei três anos em São José do Rio Preto, depois vim para São Paulo, pra capital mesmo em 85 e estou aqui até hoje.P - Mas desde garoto você jogava bola Ronaldo, quando começou o seu contato com o futebol?R - Ah, desde garoto, a principal diversão era... Naquele tempo ainda tinha bastante campinho né, no bairro onde eu vivia. Então a gente sempre jogava futebol e eu comecei a jogar, não lembro com quantos anos, eu lembro que... Descalço de manhã, à tarde, à noite... Sempre ficava correndo atrás de bola, e sempre tive uma vontade realmente de jogar futebol profissional.P - E você falava isso com os seus pais? Na cabeça dos seus pais passava essa idéia do Ronaldo ser jogador de futebol?R - Eu tinha vontade, falava... Eu lembro de eu ter falado algumas vezes e... Sempre batalhei pra poder jogar mesmo né, mas eu sempre nunca deixei de fazer outras coisas porque se por acaso não desse certo eu nunca estaria desprevenido. Aí deu certo, eu comecei a jogar profissionalmente e tive uma carreira...P - Ronaldo eu posso pedir que você conte pra gente um pouco como eram seus pais, como eles se chamavam, o que é que seu pai fazia?R - Bom, primeiramente eu devo dizer que eu venho de uma... Continuar leitura

Título: Versátil ao trabalho

Data: 6 de dezembro de 1993

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios