Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Ciça Fittipaldi
Por: Museu da Pessoa, 17 de setembro de 2008

Uma vida entre as cores

Esta história contém:

Uma vida entre as cores

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória da Literatura Infanto-Juvenil

Depoimento de Ciça Fittipaldi

Entrevistada por Thiago Majolo

São Paulo, 17 de setembro de 2008.

Museu da Pessoa

Entrevista MLIJ_HV025

Transcrito por Rosângela Maria Nunes Henriques

Revisado por Fernanda Regina

P/1 – Então, Ciça pra começar a gente sempre começa perguntando seu nome completo, o local e a data de nascimento?

R – Maria Cecília Fittipaldi Vessani, eu nasci em São Paulo, capital no dia 01 de outubro de 1952.

P/1 – Conta um pouquinho pra gente o nome dos seus pais e a profissão deles?

R – Meu pai, Mário Fittipaldi, era editor. Minha mãe é Cecília Andrea Medeiros Fittipaldi, ela teve uma vida profissional antes de se casar e parou de trabalhar com o casamento. E sempre cuidando da gente fazendo as coisas da casa.

P/1 – E qual a lembrança deles, da personalidade de cada um deles?

R – Meu pai era uma pessoa muito extrovertida, buscou uma cultura geral durante a vida dele, gostava muito de Literatura, tinha uma vida social num ambiente cultural da cidade de São Paulo bastante ativa. A gente tinha muitos convidados, escritores, famosos que frequentavam a minha casa. E ele também era dono de uma editora que ele herdou do meu avô, praticamente. Um negócio que ele tentou tocar e nunca esse negócio editorial dele foi muito bem. Ele também trabalhou como engenheiro numa empresa de saneamento básico da cidade, onde ele se saiu melhor sempre como administrador de empresa. Na verdade ele era mais empresário, tinha mais uma visão empresarial em termos de profissão, era sócio fundador do Museu de Arte Moderna, então nós tínhamos assim um trânsito bastante grande, uma vivência. Desde criança participei, fui a todas as Bienais de São Paulo, eu tinha assim uma vida cultural intensa, fomentada um pouco pelo jeito de ser do meu pai. Minha mãe... Algumas coisas que eu me lembro dela, ela bordava com o maior afeto, com o maior amor do mundo, todas as minhas roupas de balé, porque eu era...

Continuar leitura

Título: Uma vida entre as cores

Data: 17 de setembro de 2008

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Ciça Fittipaldi
Entrevistador: Thiago Majolo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios