Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 19 de setembro de 1994

Uma vida em São Paulo

Esta história contém:

Uma vida em São Paulo
fechar

Natal em família

Sinfônio está sentado junto a seus familiares durante uma festa de Natal comemorada na casa de sua filha, Maria Regina. Em pé estão presentes Maria Cristina Lelario, Maria Regina Leondarides e Manoel Laurentis Campos.

período: Ano 1992
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Churrasco na chácara

Sinfrônio de Souza Campos, não identificado e Nino Bassoti durante um churrasco com amigos na chácara de Nino Bassoti, em Santo Amaro, próximo ao atual bairro Chácara Flora.

período: Ano 1950
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

O soldado Campos

Sinfrônio de Souza Campos prestou serviço militar durante um ano na cidade de Cuiabá.

período: Ano 1917
local: Brasil / Mato Grosso / Cuiabá
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Matando a saudade

Sinfrônio de Souza Campos, Maria Bárbara Campos, Francelina Campos Josetti, Mercedes Campos Albuquerque e as filhas de Francelina em fotografia tirada durante uma visita de Sinfrônio a sua família.

período: Ano 1931
local: Brasil / Mato Grosso Do Sul / Aquidauana
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Homens de negócio

Desidério Schawrtz e Sinfrônio de Souza Campos, auditor da empresa de Desidério. Os dois foram à Europa a negócios após Desidério receber uma proposta de sociedade de uma empresa inglesa.

período: Ano 1975
local: Alemanha / Munique
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Depoimento de Sinfrônio de Souza Campos

Entrevistado por Cláudia Leonor e Manuel Manrinque

Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade

São Paulo, 21 de novembro de 1994

Transcrita por Teresa Furtado

P - Queria começar com o senhor falando o nome completo do senhor, local e data de nascimento.

R - Sinfrônio de Souza Campos, nasci em 26 de julho de 1905, num lugar denominado Capim Branco, hoje é Coronel Ponce, fica, é uma localidade entre Coxim e Cuiabá. Ali existia uma fazenda do meu pai; depois fui educado na capital do estado, Cuiabá. Estudei lá até o ginásio, completei os cursos lá do ginásio e, não havendo mais possibilidade de prosseguir os estudos porque não havia escolas superiores, querendo, não querendo ir para a roça, tentei completar o meus estudos em São Paulo. Vim pra São Paulo em dezembro de 1924, cheguei aqui, depois de 15 dias de viagem, em janeiro de 1925. E procurei completar os meus estudos, fiz o curso de perito contador, na Escola Álvares Penteado, depois fiz um curso de Ciências Econômicas, na mesma escola; o primeiro, terminei em 1930 e o segundo, em 1934. Sou um dos fundadores desse curso de Ciências Econômicas, criado pelo professor Horácio Belinque, que foi ao Rio de Janeiro especialmente falar com o então presidente da república, Getúlio Vargas, para a criação de uma escola de um curso superior e Getúlio perguntou a ele qual seria a finalidade desse curso. Disse: "Preparar homens para a carreira consular. Porque ele vai estudar a economia política, estudar o direito internacional, o direito consular então, terá o governo brasileiro, terá homens preparados para a carreira consular. Porque hoje são homens de práticos, didáticos, e amanhã serão homens formados" E assim surgiu a primeira escola de Ciências Econômicas do Brasil, em 1934. Aliás eu formei em 1930, em 1934 terminamos o curso de Ciências Econômicas.

P - Seu Sinfrônio, voltando um pouquinho, né, pra infância do senhor, queria...

Continuar leitura

Título: Uma vida em São Paulo

Data: 19 de setembro de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Cláudia Leonor
Entrevistador: Manuel Manrique
Revisor: Teresa Furtado
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios