Em sua entrevista, Maria Luzia Santana Guajajara conta sobre a sua vida, desde a infância difícil onde foi criada pelas tias, pelas várias mudanças de casa que passou, em como não possuía nada e nem ninguém para defendê-la, até a sua mudança aos 12 anos para a comunidade onde mora atualmente. Conta de como teve que se casar jovem e que teve apenas quatro filhos. Trabalhou muito durante a vida, desde a infância até conseguir se aposentar, trabalhou principalmente em atividades rurais, como quebradeira de coco e fazendo farinha de mandioca. Ao fim, conta um pouco sobre as suas experiências com a cultura e a tradição indígena.

Foi, eu tive muito sofrimento na minha vida, sofrimento porque eu sofri assim na mão de meus parente, minha tia que eu sofri, que nem eu tô lhe dizendo, eu apanhei muito, pra eu comer um pouquinha na casa de minha tia carecia eu fazer muitas coisa pra eu comer, tem vez que eu passava era o dia tod...Continuar leitura

Título: Uma vida difícil, mas marcada pela superação

Data: 16/02/2022

Local de produção: Brasil / Maranhão / Bom Jardim

Entrevistador: Yuna Entrevistador: Vitor Guajajara Entrevistador: Jonas Samaúma Personagem: Maria Luzia Santana Guajajara Pesquisador: Anita dos Anjos Beims Patrocionador: Vale Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.