Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Hilmo Alves
Por: Museu da Pessoa, 5 de julho de 2011

Uma trajetória dedicada à educação

Esta história contém:

Uma trajetória dedicada à educação

Vídeo

P/1 - Seu Hilmo, primeiro eu vou pedir para o senhor nos dizer o seu nome inteiro, o local e a data de nascimento para ficar registrado e começar a sua entrevista.

R - Posso começar?

P/1 - Por favor.

R - Eu nasci em Olímpia, estado de São Paulo. Eu sou meio polêmico e gostaria de dizer: a minha idade mental, eu considero 38 anos; a minha idade espiritual, considero que tenho sessenta anos. E a minha idade física é que eu posso considerar.

P/1 - É essa. Em que dia, mês e ano o senhor nasceu?

R - Posso considerar a idade do ano de 1927.

P/1 - Em que dia o senhor nasceu?

R - Dia 22 de fevereiro, às 21 horas.

P/1 - E quais os nomes dos seus pais?

R - Benedito Alves e Sebastiana de Jesus Alves.

P/1 - O que eles faziam?

R - O meu pai era funcionário de uma estrada de ferro que se chamava São Paulo – Goiás, que funcionava de Bebedouro a Nova Granada. Ele era funcionário dessa estrada de ferro e trabalhava no pesado. Faleceu jovem, com quarenta e três anos.

P/1 - E a sua mãe, o que ela fazia?

R - A minha mãe, prendas domésticas, como as mães da época. Lavando roupas para fora e fazendo pequenos serviços domésticos.

P/1 - E o senhor tinha irmãos?

R - Seis irmãos. Quando o meu pai faleceu, éramos seis irmãos; o menor tinha um ano e meio.

P/1 - E o senhor tinha quantos anos?

R - Tinha dez anos.

P/1 - E como o senhor descreveria seu pai e sua mãe? O seu pai, o senhor já falou um pouquinho.

R - É. O meu pai era um homem que tinha vindo, realmente, de uma situação muito complicada, porque tinha nascido em 1893, então seus pais, na certa, eram serviçais, semiescravos já. E ele era um homem, apesar disso tudo... Na época, os filhos de escravos já eram libertos. Eu creio que esse fato permitiu que ele desenvolvesse alguns conhecimentos de leituras. É o que ele dizia: eu sei fazer as quatro operações. Tanto que ele tinha uma atividade extra, que era venda de bilhetes....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.