Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Gilvama de Oliveira Santos, 13 de janeiro de 2022

Uma professora em formação.

Esta história contém:

Universidade Federal do Acre

Centro de Educação Letras e Artes

Licenciatura em Pedagogia

Ensino de Língua Portuguesa I

Prof. Dra.: Tatiane Castro

Discente: Gilvama de Oliveira Santos

Eu sou Gilvama, uma professora em formação

Para chegar ao curso de Pedagogia, tracei um grande percurso, este percurso me direcionou à Pedagogia depois de tantas tentativas sem sucesso de fazer o que eu gostava ou almejava como profissão, e, apesar de ter chegado sem o desejo intenso da formação para a docência, me encontro esplendorosa em saber que minha escolha não foi desacertada, mas, sim, uma grande oportunidade de conquistar grandes sonhos.

Nascida de uma mãe de 15 filhos, que viu morrer 5 deles ainda crianças, meu nascimento não foi tão celebrado, ainda mais por ter nascido de uma mãe já solteira que não aguentou mais agressões do meu pai e decidiu me criar sozinha. Nesse limite de classe, condição econômica e familiar, cresci dedicada aos estudos, mesmo sem uma boa influência, via na educação uma oportunidade de melhorar de vida.

Tive diversas experiências negativas com professores que não eram capacitados para exercer sua profissão com responsabilidade, uma delas foi o arremesso de um apagador na minha cabeça, na terceira série, outra vez uma professora me xingou de palavrões horríveis, no quinto ano, isso me afastava totalmente da hipótese de ser uma professora pelos péssimos exemplos que tive, e eu nem era má aluna, sempre tirei notas boa e me dedicava bastante para aprender.

Terminei o ensino médio aos 16 anos, sem nunca ter reprovado e na sequência, fui aprovada no vestibular da Ufac, porém, por não ter conhecimento nem informação suficiente, não consegui ingressar em nenhum curso que minha nota alcançasse (pois no curso escolhido minha nota não atingiu o quantitativo de vagas) e eu teria a opção de ingressar pelas vagas remanescentes. Logo após essa primeira oportunidade falha de cursar o ensino superior,...

Continuar leitura
Palavras-chave: euprofessora

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios