Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Uma mulher guerreira

Esta história contém:

Uma mulher guerreira

“Sou uma mulher muito batalhadora e luto bastante com a vida dia a dia.” Maria Santina João tem 65 anos lutou muito com a sua vida e viveu varias emoções principalmente quando era pequena. Trabalhou desde pequena na roça e ajudava sua mãe com os serviços domésticos em casa. Contou que com 6 anos fazia bolinho pingado de chuva para levar para sua mãe na roça para o café da tarde e no meio do caminho tinha um ribeirão, quando ela olhou na agua viu uma traíra enorme e ela falou vou pegar essa traíra, não vou deixar escapar, mas pensou como vou fazer pra pegar, porque ela morde a gente. Então entrou no ribeirão passou para o outro lado onde tinha uma lata de óleo e por sorte estava aberta e ela fez um grande esforço pois não podia fazer movimentos rápidos senão a traíra ia embora, ela foi colocando a lata bem devagar na água e a traíra entrou na lata e ela fechou a tampa e jogou na terra conseguindo assim pegar e quando voltou para a casa fritou e fez uma mistura, sua mãe chegou e ficou admirada e toda feliz. Dona Maria é uma mulher batalhadora trabalhou na cana de açúcar e na lavoura de café, hoje é dona de casa e cata latinhas. Uma mulher muito feliz que têm várias histórias para contar e que merece essa grande homenagem. Escola: EMEF. “Prof Sebastião Jacyntho da Silva” 4 ano B, professora Ana Claudia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.