Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Jeane Moraes Serra, 6 de novembro de 2019

Uma missão de amor

Esta história contém:

Uma missão de amor

Maria Violeta Lima Castro nasceu em Balsas em 1951. Filha de Arão Castro Lima e Lurdes Ferreira Lima. Viveu durante a sua infância em uma casa grande com seus pais e três irmãos. Sua companheira de quarto era a sua irmã Lurdinha, que era sua grande amiga e cúmplice de brincadeiras e travessuras. A casa ficava próxima à fábrica do seu pai. No quintal tinha uma mangueira frondosa que inspirava para várias brincadeiras de criança. Veio para São Luís para estudar e fazer faculdade. Ao chegar aqui, se sentiu “estranha”, pois era acostumada a viver livre em sua terra, pois amava a natureza como as flores, árvores e os animais. A vida escolar iniciou em escola pública, assim como a nossa, marcada por professores que incentivavam a estudar. Um professor em especial a marcou muito dizendo: “Não devemos ser meros bonecos de papel carentes de amor”. Aprendemos que não podemos ser fracos e a pesar das dificuldades, devemos continuar lutando por meio do estudo. Formou-se em Contabilidade, Economia e Terapia Comunitária. Como terapeuta ajuda muitas famílias do bairro da Alemanha. Muitos de nossos parentes já receberam ajuda como alimentação, tratamento médico e psicológico. O Centro Beneficente tem 27 anos de existência, nasceu de uma reunião realizada na garagem de sua casa, sendo idealizado por ela e por irmãos da Igreja Católica. Ela nos contou que o nome do bairro inclusive, foi dado pelos primeiros padres que vieram da Alemanha. Ela nos chama de “filhos do coração” e somos acolhidos com muito carinho, atenção e amor sempre que precisamos e isso nos deixa feliz. Percebemos nela muita generosidade quando diz “Vivo para espalhar amor pela Terra, essa é a minha missão”. E recebemos uma grande missão dela: continuar com esse lindo e importante projeto quando crescermos, olhando com amor para as pessoas, ao exemplo dela, que tanto precisam de ajuda dentro do nosso bairro.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.