Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Aliciene Fusca Machado Cordeiro,

Uma mineira no Mestrado em Educação da Univille

Esta história contém:

Uma mineira no Mestrado em Educação da Univille

Aliciene: Para iniciar a nossa entrevista eu gostaria que você me dissesse o seu nome completo, o local onde nasceu e data de nascimento.

Raquel: Eu sou Raquel Alverenga Sena Venera, eu nasci em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 20 do 05 de 74.

Aliciene: Certo, como é que você gostaria de ser chamada?

Raquel: De Raquel.

Aliciene: Ok, Raquel. Então, descreve para mim quais lembranças você tem da sua infância...

Raquel: Então, eu nasci em Belo Horizonte, mas... eu não tinha dois anos ainda e a minha família se mudou para Passos em Minas Gerais, então eu sou de Minas. Até os oito anos de idade a gente morou nessa cidade, eu tinha oito anos quando a gente voltou para Belo Horizonte, então a primeira infância eu passei em Passos. Na verdade, eu gosto de cidade pequena até hoje. Todas as memórias que eu tenho boas de infância, é de Passos, é uma cidade pequena... eu via a calçada da frente de casa, enorme, a gente brincava de roda na calçada... acho que ela não era nem tão grande assim, mas na minha memória ela era gigante. E as mães ficavam ali, conversando na calçada e a gente brincava. Tinha o hábito de ir para paraça a tarde... então, era muito bom!

Aliciene: Na sua casa em Passos, você poderia me descrever um pouquinho mais como era essa casa, a sua rua, o seu bairro?

Raquel: Então, a gente se mudou para Passos por que o meu pai era funcionário público e foi transferido para Passos. Como ele já sabia que a gente ia sair de lá um dia, a gente não tinha uma propriedade nossa, da família. Eram na verdade várias casas, e a mudança é uma coisa que marcou a minha memória. Fazer uma mudança era uma coisa assim muito mágica. E aí, na casa nova, não entender onde ficam os quartos, errar a porta de quarto... era uma coisa muito divertida. Eu tenho isso como uma boa memória. Mas, algumas casas me marcaram, tinha uma delas que era um porão. Tinha uma casa enorme, gigante, de um senhor, assim vovô, daqueles bem fofos... um casal de...

Continuar leitura
Fechar

Reunião das professoras do GP Política e Prática Educativa

Dados da imagem Rosana Mara Koerner ; Marcia Holbold; Elizabete Tamanini; Rosânia Campos; Nelma Baldin; Raquel Alvarenga Sena Venera

Imagem de:
Raquel Alvarenga Sena Venera

História:
Uma mineira no Mestrado em Educação da Univille

Crédito:
Sara

Tipo:
Fotografia

Rosana Mara Koerner ; Marcia Holbold; Elizabete Tamanini; Rosânia Campos; Nelma Baldin; Raquel Alvarenga Sena Venera

Reunião da linha de pesquisa Cultura, Juventude e produção de subjetividade, do GP Política e Prátic

Dados da imagem Rafaela Spezzia Capuani  Jean Raphael Zimmermann Houlou;  Adilson José de Aviz

Imagem de:
Raquel Alvarenga Sena Venera

História:
Uma mineira no Mestrado em Educação da Univille

Crédito:
Raquel

Tipo:
Fotografia

Rafaela Spezzia Capuani Jean Raphael Zimmermann Houlou; Adilson José de Aviz

Reunião das professoras do GP Política e Prática Educativa

Dados da imagem Essa foto foi tirada em 2011. Era uma reunião de planejamento de atividades do Grupo de Pesquisa junto aos orientandos. Tudo estava começando, então a gente se encontrava pela manhã, uma quinta feira de cada mês e planejava atividades coletivas do grupo

Essa foto foi tirada em 2011. Era uma reunião de planejamento de atividades do Grupo de Pesquisa junto aos orientandos. Tudo estava começando, então a gente se encontrava pela manhã, uma quinta feira de cada mês e planejava atividades coletivas do grupo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.