Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Eunice de Jesus Silva
Por: Museu da Pessoa, 30 de novembro de -0001

Uma mãe especial

Esta história contém:

Uma mãe especial

Vídeo

Meu nome é Eunice de Jesus Silva, eu nasci no estado da Bahia, na cidade de Conceição do Coité. Meio que estranho mas é Conceição do Coité, Bahia. A data do meu nascimento é dois de agosto de 62. Vivi lá até uns 11 anos de idade só. Meu pai, ele trabalhava com gado, agropecuária, né? De carpir terra e criava vaca, criava bois e minha mãe lidava mais com plantação, com a plantação da mandioca, do feijão. Somos em 13, precisávamos ajudar a plantar feijão, plantar o milho, plantar a mandioca, pegava a semente pra colocar ali no chão pra gente plantar. Ajudava o meu pai com oito pra nove anos. Não, não sobrava tempo pra brincar (Pausa). Nós não tínhamos tempo pra brincar para trabalhar, era pra ajudar nossos pais.

Eu vim pra São Paulo com 11 pra 12 anos com a minha tia, porque lá não tinha trabalho, então eu vim pra cá, bem menina ainda. Aí o meu primeiro emprego foi com a Dona Noêmia, que é na Paulicéia também, eu fui ser babá com 11 anos. Ali eu fiquei até os 17 anos. Depois, dali, aos 17 anos, eu quis trabalhar em firma, conhecer um pouco mais de São Paulo. Então, eles me deram a chance de trabalhar na Polimatic, aí a Cosamber, também na Paulicéia. Com uns dois anos de empresa, entre Polimatic e Cosamber, eu dei vontade de voltar pra Bahia, voltei pra Bahia.

Fazia muitos anos que eu não via meus pais. Só que lá, quando eu cheguei na Bahia, eu fui foi arrumar um casamento. Eu não sabia que eu tinha problema de saúde, eu com o meu marido e, aí, fui tendo filhos deficientes, né? Filhos especiais. O meu marido, quando ele descobriu que meus filhos tinham problema, ele não conseguiu entender. Ele virou um alcoólatra. Um alcoólatra! E eu fui internado aqui, internando lá, mas não teve jeito, aí eu tive que assumir os filhos sozinha. Ali que eu descobri que tive filhos especiais e fiquei com aquele problema ali, sem ter condições de resolver e o problema foi se agravando e, aí, o jeito foi voltar pra São...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios