Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 1 de outubro de 2020

Uma jornada rumo à independência

Esta história contém:

Uma jornada rumo à independência

Vídeo

Meu nome é Érica Gabriela Silva de Lima, eu nasci em treze de outubro de 1992, na cidade de Cubatão, São Paulo.

Bom, então quando foi por volta de dez, onze anos, minha mãe teve essa oportunidade de começar a cuidar de criança, e uma mãe foi passando para outra. A gente começou com um casal de crianças, aí foi vindo, vindo, aí chegou uma época que nós tínhamos doze, treze crianças dentro de casa para cuidar, a partir daí foi quando eu comecei a ter mais maturidade, porque minha mãe sozinha não ia dar conta, então a gente tinha que ajudar. Meu irmão também foi ficando mais velho e foi ajudando, e foi o que começou a aumentar a renda da família também, porque nessa época também teve um tempo que o meu pai ficou desempregado, então foi quando a minha vida começou a mudar. Então desde nova eu tive que ter maturidade, porque criança você tem que cuidar, tem que dar banho, tem que levar para escola, então foi uma fase muito marcante na minha vida.

Com treze anos de idade eu tive a oportunidade de fazer também espanhol, pela escola pública, então foi quando… Eu sempre tive esse pensando assim, que eu queria trabalhar fora, eu queria ter uma renda para poder ajudar a minha família e também me ajudar a evoluir, porque quando você vive numa situação um pouco mais precária, a gente sabe que desde cedo você tem que começar a batalha, então eu sempre tive esse pensamento. Eu estudava, aí eu fiquei toda segunda-feira fazendo espanhol, quando foi com catorze anos eu também entrei no CAMP, que foi quando eu tive o meu primeiro emprego registrado. O CAMP era lá no Humaitá mesmo, era um programa para Menor Aprendiz, então eu 2008, foi setembro de 2008 eu tive o meu primeiro emprego registrado, era um contrato de dois anos

Conversei na época com a minha gerente, a gente fez um acordo, falei: “Olha, estou terminando a faculdade e eu quero ingressar no que eu estudei”, isso foi no final de 2012,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 - Primeiro eu quero que você se apresente, dizendo seu nome completo, data e local de nascimento. Fica tranquila, assim a gente pode… Se quiser parar, tomar uma água, respirar, é a sua vida, você que sabe de tudo.

R - Meu nome, data de nascimento e local de nascimento?

P/1 - Isso.

R - Tá. Meu nome é Érica Gabriela Silva de Lima, eu nasci em treze de outubro de 1992, na cidade de Cubatão, São Paulo.

P/1 - E quais os nomes dos seus pais?

R - Ginaldo (Flauzido?) da Silva e Maria Jacira de Oliveira Silva.

P/1 - Qual é a atividade deles?

R - Hoje a minha mãe trabalha como auxiliar de limpeza em um escritório e o meu pai, no momento, está desempregado, mas a profissão dele é encanador.

P/1 - E como é a relação de vocês?

R - Minha família… Nós nos damos muito bem, tanto os meus pais, eu e meu irmão a gente tem um vínculo muito forte, não só eles como toda família. Minha família é bem grande, só por parte de pai… Meu pai tem dezessete irmãos, eles vieram do Nordeste, um pouco antes deu nascer, então a gente tem um vínculo muito forte tanto por família de mãe quanto de família de pai. Parte da minha família é de Pernambuco, alguma parte está em São Paulo e meus pais vieram aqui para Baixada Santista, mas a gente tem o vínculo muito forte, sempre que possível a gente tenta se reunir.

P/1 - E você sabe porque o seu pai veio para cá?

R - Eu acho que eles e os meus tios vieram para tentar uma vida melhor, porque lá tanto ele como a família da minha mãe também, todos trabalhavam em roça, a vida lá é muito difícil até hoje, então eu tenho uma parte dos meus tios que optaram por permanecer lá, ficar na roça com a família, minha vó ainda é viva, e alguns tios meus junto com o meu pai vieram para cá, alguns estão em São Paulo, meu pai decidiu vir pra cá, em Cubatão, foi quando ele ingressou a carreira na parte da área da Usiminas também e a minha mãe veio junto para tentar a sorte, e deu certo....

Continuar leitura

Título: Uma jornada rumo à independência

Data: 1 de outubro de 2020

Local de produção: Brasil / Santos

Entrevistador: Luiza Gallo Favareto
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios