Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: , 16 de março de 2017

Uma história tecida pelo esporte e a educação

Esta história contém:

Uma história tecida pelo esporte e a educação

Vídeo

Imagine uma pessoa descontraída, leve e de bem com a vida! Victor César Shing, com leveza, sorriso e muita emoção conta sua história de vida, afinal, reviver momentos marcantes da vida trazem muitas recordações. Ele compartilha suas peripécias na infância, suas impressões da família e da vida, e sua paixão pelo esporte que o inspirou para a arte de educar arte e educação. Victor fala que o fato de educar une todas suas funções, e quais são? Educador físico e palhaço! Para entender mais sobre suas escolhas, é preciso entender o sentido do esporte e importância na sua formação. E qual é este esporte inspirador? Até que ele tentou uma vaga no futebol...mas foi no basquete que ele começou na Tribo Urbana, hoje programa Juventudes do Sesc Consolação. No início era ocupação, e depois virou paixão...é nesta paixão e inspirado em pessoas que conheceu durante estes anos, como o instrutor Alexandre e o bicampeão Rosa Branca, que Victor norteou suas escolhas.

É neste espírito esportivo que Victor Shing compartilha e revive a primeira vez que entrou em quadra numa partida de basquete, e no comando o bicampeão mundial de Basquete, Rosa Branca. Com emoção, ele nos relata como eram os encontros de basquete no Sesc Consolação, onde pessoas de vários pontos da cidade de São Paulo se reuniam.

Ele partilha histórias como o dia em que adolescentes, Victor e seus amigos, se esconderam para conhecer Amauri Passos, Wlamir Marques e outros grandes nomes do basquete num evento com Rosa Branca...um momento mágico para adolescentes energéticos e apaixonados pelo basquete.

fechar

Troféu (1º Lugar no Torneio Rosa Branca de Basquete) e camiseta

período: Ano 2015
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Victor César Shing
crédito: Museu da Pessoa
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Shing e Paçoca

imagem de: Victor César Shing
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

Victor E Filipe

imagem de: Victor César Shing
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Victor e Alexandre

imagem de: Victor César Shing
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Palhaço Shing

imagem de: Victor César Shing
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Premiação

Em pé, da esquerda para direita: Filipe e Victor; sentados da esquerda para direita: Leandro, Ana Celia(mãe do Filipe) e Flavio.

imagem de: Victor César Shing
tipo: Fotografia

Final de campeonato

imagem de: Victor César Shing
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Amistoso Estrelas do Basquete

imagem de: Victor César Shing
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Leandro, Alexandre, Victor e Felipe.

imagem de: Victor César Shing
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Palhaço Shing em Londres

período: Ano 2012
local: Reino Unido / Londres
imagem de: Victor César Shing
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Bom dia, Victor, mais uma vez, eu quero agradecer a sua disponibilidade e o interesse em participar, contribuir aqui com a gente e pra começar, eu queria que você falasse o seu nome completo, a data de nascimento e o local onde você nasceu.

R – Meu nome é Victor César Shing, eu nasci no dia 30 de agosto de 1987, na cidade de São Paulo, no bairro da Bela Vista.

P/1 – Queria também que você contasse pra gente um pouco sobre os seus pais. Quais os nomes dos seus pais, o quê que eles fazem e um pouco sobre a história deles.

R – Tá. Minha mãe chama Marlene Batista dos Santos, também é natural de São Paulo, também do bairro da Bela Vista e o meu pai chama Carlos César de Mello Shing, também de São Paulo, só que eu acho que ele não é da Bela Vista (risos). Meus pais se conheceram ainda na adolescência, na época de escola e tiveram atração um pelo outro, começaram a namorar. Os meus avós paternos, a minha avó é de Pernambuco, o meu avô era chinês, imigrante, se eu não me engano, ele veio de Hong Kong, refugiado de briga politica, eu não sei, na verdade, são as histórias que chegaram até a mim. E ele era muito habilidoso com comida, ele era cozinheiro e chegou a ter restaurante aqui em São Paulo e no desenrolar da vida acabou tendo sócios que não foram legais com ele, acabou perdendo tudo e se aventurou depois, trabalhando como cozinheiro itinerante, né, trabalhando em vários lugares, viajando. A minha vó é de Pernambuco, ela sempre cresceu aqui na Vila Maria. Na verdade, ela veio pra cá muito jovem, cresceu no bairro da Vila Maria e ela conheceu meu avô também muito jovem e sempre viveu com ele. Meus avós maternos, o meu avô, se eu não me engano era funcionário público e a minha avó sempre foi dona de casa, trabalhava como domestica e também cresceu no bairro nosso lá da Bela Vista, também. Acho que é isso que eu me recordo mais deles, assim.

P/1 – Você chegou a conviver com esses avós?

R –...

Continuar leitura

Título: Uma história tecida pelo esporte e a educação

Data: 16 de março de 2017

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios