Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Maria Alves dos Anjos
Por: Claudia Alves de Araújo, 4 de junho de 2020

Uma história de Maria!

Esta história contém:

Uma história de Maria!

Esta história pertence a minha mãe que se chama Maria Alves dos Anjos, tem 58 anos, é negra e sem dúvida é um anjo em minha vida. Aos 9 anos de idade minha mãe no período da manhã perdeu sua avó e à tarde do mesmo dia perdeu sua mãe. Seu pai foi embora e a abandonou junto com seus irmãos. Passou a morar com seus irmãos que também são negros, e aos 14 anos de idade veio de Minas Gerais para São Paulo, com a desculpa de passear. Mas a verdade, o que realmente ela queria era fugir do casamento arranjado por seu irmão. Naquela época era comum as irmãs acatarem tudo o que fosse imposto por seus irmãos mais velhos. Se apaixonou por um homem branco, porém como meu tio não aceitava, foi logo tratando de arrumar um casamento com um negro contra a vontade de minha mãe. Quem disse que negro não é preconceituoso?

Ao chegar em São Paulo, seus primos que a acompanharam durante a viagem lhe abandonaram, então sozinha sem lugar para ficar, minha mãe desesperada se viu obrigada a trabalhar como empregada doméstica. Humilhada por diversas vezes por seus patrões, teve que comer resto de comida, mas o que fazer, se não tinha nenhum parente que pudesse acolhê-la? Como uma garota pobre de 14 anos conseguiria sobreviver em meio a uma cidade grande como São Paulo? Diante de tantas dificuldades enfrentadas não conseguiu estudar, sendo assim, não sabe ler nem escrever.

Depois de algum tempo conheceu meu pai José Antônio de Araújo, se apaixonou e com pouco tempo foi morar com ele na periferia da zona sul de São Paulo, em seguida engravidou do meu irmão. Mal sabia ela do que estava por vir. Meu pai sempre foi muito agressivo em suas palavras e atitudes, sempre a traía. E como todos seus amigos tinham mais de dois filhos e ele apenas um, considerava um absurdo minha mãe não engravidar novamente. Até que minha mãe engravidou de mim o que levou meu pai a felicidade total. Minha mãe relata que devido a isso, sempre fui o xodó dele.

Porém,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios