Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Uma história de amor aos livros

Esta história contém:

Uma história de amor aos livros

Vídeo

Meu nome é Maurieli Molas Prudêncio da Silva. Eu nasci dia 19 de fevereiro de 1975, em São Paulo. O meu pai é Rubens Prudêncio, e a minha mãe é Miriam Molas Prudêncio. A minha mãe conheceu meu pai em São Paulo, porque ele é de São José do Rio Preto, mas foi trabalhar em São Paulo. Eles se conheceram lá e me tiveram.

A questão da língua espanhola vem do meu bisavô, que chegou a morar comigo quando eu era criança. A gente tinha familiaridade com a língua, e ele falava muito da cultura da Espanha. Ele serviu na Segunda Guerra. Já da parte do meu pai, ele tem uma história aqui, porque meu avô por parte de pai era da fundação dos charreteiros da cidade. Os primeiros taxistas de São José do Rio Preto começaram como charreteiros. E meu pai seguiu essa profissão de taxista.

Mas em São Paulo, eu fiz o pré e a primeira série. E a história da livraria começa aí, porque minha tia tem o meu primo Fabian que, desde muito pequeno, gostava muito de ler. Então, eu ia pra casa dele em todas as férias, e tinha muitos livros, muitos, umas estantes enormes. Mas desde muito criança eu sempre gostei demais de mexer com animais, com bichos. Então, já tinha uma predisposição pra Ciências Biológicas. Aí, com 16 anos, eu comecei a frequentar sozinha a biblioteca pública. Ia procurar livros, romances pra ler, por indicação do meu primo, que lia muito.

Bom, terminei a oitava série e fui fazer o colegial lá no Monsenhor Gonçalves, uma escola muito conhecida. E lá, quando eu estava chegando aos 19 anos, meu primo me chama pela primeira vez pra trabalhar com ele - o meu primeiro trabalho, que é na livraria. E como eu estava me destacando em Filosofia e Psicologia, as professoras me chamaram para prestar vestibular em uma faculdade nova, que estava abrindo em Rio Preto. Aí eu fui e passei em Biologia. Fiz licenciatura e bacharelado, mas aí a livraria se tornou uma coisa tão apaixonante pra mim, que eu não...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios