Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Kascão Oliveira Lima
Por: Museu da Pessoa, 8 de maio de 2012

Uma estrela na noite paulistana

Esta história contém:

Uma estrela na noite paulistana

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Meu nome é Kascão Oliveira Lima, eu nasci no dia 28 de abril de 1967, na cidade de São Miguel, no estado do Rio Grande do Norte.

Eu nasci e cresci na roça. O meu pai era agricultor e depois ele foi trabalhar na estrada de ferro. Uma espécie de metrô. Linha de ferro na época que se dava o nome, é como se fosse o trabalho da linha de ferro dos trilhos do metrô. Acredito eu que deveria ser isso. A minha mãe também era agricultora, mas depois lembro que até os dez anos de idade ela lecionava em um colégio. Num ensino muito atrasado da época que se chamava Mobral.

A casa em que morávamos lá eram essas casas de fazenda, era do meu avô, e toda a família morava lá. Por ser uma casa muito grande, com vários quartos, cozinha, sala, essa coisa toda, existe até hoje a casa. A minha mãe até hoje mora lá nessa casa. Nossa, isso é do século de 1800 e alguma coisa.

Eu tive mais de vinte irmãos. Acredito que entre aborto e essa coisa, acredito que uns vinte e quatro, vinte e cinco. Da mesma mãe e do mesmo pai. Existem quinze vivos. E eu acho que sou o décimo terceiro. As pessoas naquela época não viam muito a hora de completar os seus dezoito anos para poder se mandar daquele lugar. Que era o sonho de todo mundo. Eu dei mais sorte, porque vim embora antes dessa época. A minha mãe veio visitar os meus irmãos mais velhos em São Paulo, e aí me trouxe, e aqui mesmo eu fiquei.

Fiquei na fazenda, então, até os quatorze anos de idade. Ai minha mãe veio embora para São Paulo visitar os meus irmãos mais velhos e meu pai, que já morava, já estava aqui desde a época da década de 1950, bem antes… Veio trabalhar na construção civil. Naquela época as pessoas dizem que ficavam quinze dias para chegar aqui em um pau-de-arara. Viemos de ônibus. Todos de ônibus para cá. Até porque não tinha a menor possibilidade de vir de avião. Eu nem sabia que isso existia. Foram três dias de viagem. Acredito que até hoje seja assim. Foram três...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.