Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Romeu Fiod
Por: Museu da Pessoa, 26 de outubro de 1994

Uma enchente de comércio

Esta história contém:

Uma enchente de comércio
fechar

A economia dos cereais

Romeu Fiod, Nilson e o cônsul espanhol na comemoração do 67º aniversário da Bolsa de Cereais do Estado de São Paulo, e homenagem à colônia espanhola da zona cerealista em evento realizado no mês de agosto.

período: Ano 1990
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Romeu Fiod
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

O dilúvio

Retrato de Jorge Fiod (sobrinho), Adib (irmão) e Romeu Fiod (em primeiro plano) durante a maior enchente ocorrida na zona cerealista.

período: Ano 1966
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Romeu Fiod
crédito: Foto Reportagem Nippon (rua Oscar Cintra Gordinho,
tipo: Fotografia

Casal cerealista

Romeu Fiod e a esposa Genoveva Soares Fiod na comemoração do 67º aniversário da Bolsa de Cereais do Estado de São Paulo, e homenagem à colônia espanhola da zona cerealista em evento realizado no mês de agosto.

período: Ano 1990
local: Brasil / São Paulo / São Paulo - Sp
imagem de: Romeu Fiod
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Após a enchente

Romeu Fiod (ao centro) após a maior enchente ocorrida na zona cerealista, quando as águas do rio Tamanduateí chegaram a subir 1,80 metros de altura.

período: Ano 1966
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Romeu Fiod
crédito: Foto Reportagem Nippon (rua Oscar Cintra Gordinho,
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Depoimento de Romeu Fiod

Entrevistado por Valéria Barbosa e Roney Cytrynowicz

Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade

São Paulo, 26 de outubro de 1994

Transcrita por Wilton Garcia

P - Senhor Romeu, eu gostaria que o senhor começasse falando o seu nome, onde o senhor nasceu e a data de nascimento do senhor.

R - Pois não. É Romeu Fiod, nascido na cidade de Igarapava, no Estado de São Paulo, no dia 22 de abril de 1922.

P - O nome dos pais do senhor.

R - Meu pai se chamava Fiod Antônio e minha mãe, Saída Mussi Fiod.

P - E onde eles nasceram?

R - Meu pai nasceu no Líbano, na cidade de Kafaraka, minha mãe nasceu em Jaú e foi para o Líbano com um ano de idade, depois voltou casada com 16 anos.

P - Quando que o pai do senhor veio para o Brasil?

R - Meu pai veio para o Brasil em l917, tendo se instalado na cidade de Igarapava e exerceu a profissão de comerciante de arroz. Se instalou lá e fez dois armazéns lá na cidade de Igarapava. Importou uma máquina de arroz de Hamburgo, da Alemanha, porque naquela época ainda não tinha máquinas eficientes aqui no Brasil. E iniciou atividade dele lá. Teve nove filhos, três mulheres e seis homens e eu sou um deles.(riso)

P - No Líbano, o pai do senhor já trabalhava com arroz, ou não?

R - Não. No Líbano eles eram agricultores, quase todos sitiantes, e naquela época também família numerosa e não tinha uma atividade a exercer. Isso dito por ele, e meus tios também, e se emigravam com 18 anos de idade, uns para o Brasil outros para a Austrália, e tal. Criavam os filhos até os 18 e depois colocavam no mundo por falta de atividade comercial.

P - Por que é que seu pai saiu do Líbano, senhor Romeu?

R - Ele saiu por família numerosa, também com nove irmãos. Nós somos em nove promovidos por ele, mas eram em nove também e vieram, oito dos irmãos vieram todos para o Brasil na mesma época, mas por falta de atividade comercial lá. Era difícil, ao contar naqueles idos tempos, quando a...

Continuar leitura

Título: Uma enchente de comércio

Data: 26 de outubro de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Romeu Fiod
Entrevistador: Roney Cytrynowicz
Transcritor: Wilton Garcia Sobrinho
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios