Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 20 de setembro de 2011

Um sobrevivente da vida nas ruas

Esta história contém:

Um sobrevivente da vida nas ruas

Vídeo

P/1 - Eu vou pedir para você falar o seu nome, local de nascimento e data de nascimento. Você já falou lá dentro, mas só para deixar registrado.

R - Meu nome é Marco Antonio da Silva Souza, mas eu me conheço como Marquinhos, é um apelido muito antigo. Sou nascido em São Bernardo do Campo.

P/1 - Que dia você nasceu?

R - Nasci em 14 de maio de 1968. Meu pai é originário do Ceará, cidade chamada Missão Velha. Minha avó ganhou em torno de sete filhos, entre eles, três homens e quatro mulheres. Minha mãe é de Minas Gerais, uma família grande também, uma família de nove pessoas, oito mulheres e um homem. E meu pai... a família da minha avó por parte do meu pai veio cedo para São Bernardo, migraram e vieram mais ou menos no período dos anos cinquenta. A minha mãe veio trabalhar, aquela velha história conhecida do Brasil, de meninas muito novas, a partir dos dezesseis anos, ela sai de lá para vir trabalhar em São Paulo, em casa, de domésticas. Vem para São Paulo, o sonho de chegar à grande cidade, o sonho de conseguir um bom emprego, um grande futuro. E aí eles se encontraram em São Bernardo e então dessa história veio eu.

P/1 - Como eles se conheceram?

R - Eu não sei exatamente como eles se conheceram. Meu pai era muito ligado a...

P/1 - Ela veio para São Paulo. E o seu pai?

R - Meu pai já estava aqui, ele veio de lá e já estava aqui.

P/1 - De São Bernardo ele veio morar em São Paulo também?

R - Não, São Paulo não, São Bernardo. Tudo isso em São Bernardo.

P/1 - Sua mãe também foi para São Bernardo?

R - Para São Bernardo.

P/1 - Está bom, agora entendi.

R - Minha mãe foi trabalhar em casa de família, é muito comum. As minhas tias... Hoje eu tento entender a história, boa parte das minhas tias saiu de Minas Gerais, da cidade de Baependi. Baependi é um nome indígena, que dizia o seguinte, era mais ou menos dar “Boas Vindas”. A história conta lá que tem um rio, o Rio Baependi, para vocês terem uma...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.