Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: ,

Um pouco de Imbituba

Esta história contém:

Um pouco de Imbituba

João Pereira

João Pereira nasceu no dia 8 de abril de 1958, em Garopaba. É casado e tem 4 filhos, três biológicos e um adotivo.

Seus pais moravam em Garopaba do Norte, uma família simples. Trabalhavam na roça para sustentar os filhos, que não eram poucos: eram 11 irmãos. Com o passar do tempo, seu pai veio trabalhar na Cerâmica de Imbituba e foi lá que a vida da família começou a melhorar.

Teve uma infância pobre, não tinha brinquedo, mas dava-se um jeito de brincar com objetos encontrados na rua, como latas velhas e pneus.

João cresceu, tornou-se jovem e logo começou a trabalhar para ajudar seus pais.

Depois de algum tempo, conheceu uma moça que hoje é sua esposa. Casaram e vieram morar no campo da aviação. Construíram sua própria casa! Até hoje moram nela.

Trabalhou na Cerâmica de Imbituba por um determinado tempo. Depois, surgiu uma vaga de motorista no Supermercado Alltoff, onde foi trabalhar. Em seguida, foram surgindo oportunidades melhores e foi mudando de emprego, sempre trabalhando como motorista.

Houve um concurso na prefeitura para motorista. Fez e passou. Trabalhou seis anos na garagem da Prefeitura, quatro como motorista do prefeito, e depois passou a trabalhar na ambulância, na qual ficou durante 20 anos.

O que mais lhe marcou nessa caminhada de 20 anos foi um parto que teve que ser realizado dentro da ambulância, pois não deu tempo de chegar até o hospital.

Hoje tem 57 anos de idade bem vividos, porém há alguns meses descobriu uma doença contra a qual está lutando. Pensa que é importante respeitar todos e aproveitar a vida.

Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos da professora Abigail Nunes Mendes, 5º ano da Escola Municipal Basileu José da Silva.

fechar

Projeto Memória Local na Escola - Imbituba, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Santa Catarina / Imbituba
imagem de: João Pereira
tipo: Ilustração

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Um pouco de Imbituba

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios