João Pereira
João Pereira nasceu no dia 8 de abril de 1958, em Garopaba. É casado e tem 4 filhos, três biológicos e um adotivo.
Seus pais moravam em Garopaba do Norte, uma família simples. Trabalhavam na roça para sustentar os filhos, que não eram poucos: eram 11 irmãos. Com o passar do tempo, seu pai veio trabalhar na Cerâmica de Imbituba e foi lá que a vida da família começou a melhorar.
Teve uma infância pobre, não tinha brinquedo, mas dava-se um jeito de brincar com objetos encontrados na rua, como latas velhas e pneus.
João cresceu, tornou-se jovem e logo começou a trabalhar para ajudar seus pais.
Depois de algum tempo, conheceu uma moça que hoje é sua esposa. Casaram e vieram morar no campo da aviação. Construíram sua própria casa! Até hoje moram nela.
Trabalhou na Cerâmica de Imbituba por um determinado tempo. Depois, surgiu uma vaga de motorista no Supermercado Alltoff, onde foi trabalhar. Em seguida, foram surgindo oportunidades melhores e foi mudando de emprego, sempre trabalhando como motorista.
Houve um concurso na prefeitura para motorista. Fez e passou. Trabalhou seis anos na garagem da Prefeitura, quatro como motorista do prefeito, e depois passou a trabalhar na ambulância, na qual ficou durante 20 anos.
O que mais lhe marcou nessa caminhada de 20 anos foi um parto que teve que ser realizado dentro da ambulância, pois não deu tempo de chegar até o hospital.
Hoje tem 57 anos de idade bem vividos, porém há alguns meses descobriu uma doença contra a qual está lutando. Pensa que é importante respeitar todos e aproveitar a vida.
Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos da professora Abigail Nunes Mendes, 5º ano da Escola Municipal Basileu José da Silva.