Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Um pouco da vida depoente

Esta história contém:

Neusa Furlan Tomazetto nasceu em Vinhedo no estado de São Paulo no dia 29 de setembro de1946 em casa, a parteira foi sua avó. Mora atualmente na cidade de Indaiatuba estado de São Paulo desde 1967.

Seu pai se chamava Alcides Furlan e sua mãe Agda Maria G. Furlan.

Seus avós vieram da Itália, lutaram muito para construir sua família, trabalhavam nas fazendas de café. Com a avó Maria aprendeu o respeito ao próximo e também a rezar.

Sempre morou no sítio em casas bem simples, trabalhava com seus pais no cultivo da uva e também ajudava sua mãe na confecção de cortinas de saco de farelo.

Entrou para a escola aos sete anos de idade, lembra que para chegar andava cerca de oito km a pé. Era uma excelente aluna, gostava muito de estudar, tinha muitos amigos e quando criança seu sonho era ser professora.

O fato que mais marcou sua infância e também muito triste foi quando tinha dez anos de idade e aconteceu com seu pai, uma pessoa muito enérgica, agitada e que não levava desaforo para casa. Certo dia ele foi ao bar acompanhado de um amigo, nesse mesmo local havia um senhor também bastante agressivo e que lhe acertou uma “gusparada”, seu pai não pensou duas vezes pegou uma banqueta que havia ali e soltou na cabeça daquele senhor, que durante dois meses permaneceu internado na UTI.

Seu pai chegou em casa dizendo que achava ter matado um homem (lágrimas). Ela estava em seu quarto e viu quando os policiais chegarem na sua casa armados para levarem seu pai, neste momento sua mãe, uma heroína, implorou para que não o levassem, e assim o fizeram.

Em 1967 sua família fez a doação do terreno para a construção da escola, da sociedade de bairro, do campo e da igreja. Foram construídas duas salas de aula, dois banheiros e uma cozinha bem pequena e com muita luta, da comunidade juntamente com a prefeitura conseguiram o poço artesiano e também a ampliação da escola.

Doardo Borsari que leva o nome da nossa escola foi um dos pioneiros a...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Um pouco da vida depoente

Local de produção: Emeb"doardo Borsari"

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios