Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 22 de novembro de 2007

Um letrado na rua

Esta história contém:

Um letrado na rua

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Ponto de Cultura – Museu AbertoDepoimento de Sebastião Nicomedes de OliveiraEntrevistado por: Márcia Ruiz e Ricardo PedroniSão Paulo, 22/11/2007Realização Museu da Pessoa.netEntrevista PC_MA_HV085Transcrito por Tereza RuizRevisado por Gustavo KazuoFaltando transcrição da primeira parteR – Normal. Aí deram a ficha “Quem quer ser o companheiro?” “Sou só eu mesmo!” “Tem que assinar aqui a autorização pra cirurgia”. Aí eu peguei, fiquei assim, assino, não assino, eles deram a volta, conversaram entre os médicos e falaram “Olha Sebastião, é você que tem que decidir, não podemos decidir não, se você não assinar, nós não vamos operar né”. Aí eu fiquei pensando, eu tinha certeza que eu ia morrer, eu pensei na minha mãe, nesse intuito falei ó, se eu morrer eu encontro minha mãe, encontro meu pai, não tenho muito a perder não. E se eu viver, é, eu vivi né, aí eu peguei “Ah me dá isso aqui vai” fiz a rubrica ele falou “O que que é isso?” eu falei não essa é a assinatura do meu RG mesmo. Aí olharam assim, é do RG mesmo a rubrica, aí então tudo bem. Aí eu fui fazer a anestesia, eu nem percebi a hora que ele aplicou. Ele falou quando você sentir que chegar na mão, o senhor vai tomar um choquezinho, você avisa. E eu “Ah ta bom, to esperando” que choquezinho é um choque 220[volts] mesmo, pulou aí daí a pouco, e eu achando que o meu braço tava aqui enfiando no meu peito eu já “Cadê meu braço?” aí ia com a outra mão daí a pouco “Cadê meu...” nunca sabia onde tava meu braço mais né, ficava muito pesado. Aí entrei pra cirurgia o Dr. Samuel estava com uma equipe grande, bastante estagiários também, enfermeiros, mas aí eu gostei, eles tavam me chamando de Tião, né, Sebastião, falei opa, aqui ninguém ta me chamando de bebê acho que aqui eu vou escapar. Aí começou a operar, colocou um pano assim né, que eu não via o outro lado, eu to conversando com a enfermeira aqui, tal, não... Continuar leitura

Título: Um letrado na rua

Data: 22 de novembro de 2007

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Marcia Ruiz Gomes
Entrevistador: Ricardo Pedroni
Transcritor: Tereza Ruiz
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios