Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Victor Paolillo Neto
Por: Museu da Pessoa, 3 de novembro de 2009

Um jovem transformando o Brasil

Esta história contém:

Um jovem transformando o Brasil

Vídeo

Meu nome é Victor Paolillo Neto, eu nasci em São Carlos, no Estado de São Paulo, no dia 24 de janeiro de 1991. Meus pais são separados, eu moro com minha mãe desde pequeno, com minha mãe e meus avós. E o meu pai mora no Sul do país. Meu pai é engenheiro elétrico, e a minha mãe é professora de português do Estado de São Paulo.

Sempre fui bom aluno, porque a minha mãe e a minha avó tinham esse comprometimento com a educação. Então, elas falavam sempre para mim: “Olha, Victor, a gente não pode deixar nada para você, mas a educação...” Então, elas sempre me incentivaram muito a estudar, a ser um bom aluno, a ter boas notas, tanto é que sempre tive bons relacionamentos com professores porque eu me interessava, eu ia atrás, eu perguntava.

Eu era um bom aluno, os professores gostavam de mim, e teve um projeto na sétima série que se chamava Escola D’Água. Eles pegaram dois alunos de cada classe para fazer um estudo sobre a água e ter um contato com o Instituto Internacional de Ecologia, em São Carlos. E foi através desse contato que eu comecei a fazer iniciação científica. Na oitava série, surgiu a oportunidade de trabalhar em um projeto com mais seriedade, e minha professora entrou em contato com a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]. Eu fui com ela até a Embrapa e eu comecei um projeto em conjunto com a Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, e com a Universidade de São Paulo. Foi a partir daí que fiz meu primeiro projeto. Eu trabalhei, eu continuei trabalhando na parte de qualidade da água, eu trabalhei com bovinos, qualidade de água para bovinos, e a partir daí tive vários outros projetos.

Eu tinha 14 para 15 anos, eu estava começando ainda, era tudo muito novo, tudo muito diferente. Eu fiz esse projeto, eu mandei para um professor aqui de São Paulo e ele me selecionou para ir para uma conferência na Alemanha. Eu, com 15 anos, tinha feito um projeto, eu estava indo para a Alemanha. Era uma coisa...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Ponto de Cultura

Depoimento de Victor Paolillo Neto

Entrevistado por Cláudia Fonseca e Adilson Lima

São Paulo, 03/11/2009

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista PC_HV_199

Transcrito por Paula Leal

Revisado por Viviane Aguiar

Publicado em 29/11/2013

P1 – Victor, em primeiro lugar, muito obrigada por ter vindo, nessa tarde quente aqui em São Paulo. Queria começar a entrevista com você dizendo seu nome completo, local e a data do seu nascimento.

R – Meu nome é Victor Paolillo Neto, eu nasci em São Carlos, no Estado de São Paulo, no dia 24 de janeiro de 1991.

P1 – E o nome de seus pais, Victor?

R – Minha mãe chama Isabel Cristina Beraldo, e o meu pai chama Marcelo Antônio Paolillo.

P1 – E os avós, você conheceu seus avós?

R – Conheci, eu morava... Porque agora moro em São Paulo. Eu morava com minha mãe e minha avó em São Carlos, minha avó é Aparecida Beraldo, Garrido Beraldo, e meu avô falecido em 2002 é Osvaldo Beraldo. E, por parte de pai, Victor Paolillo, meu avô, e minha avó, que é Elisa.

P1 – E você sabe por que eles decidiram colocar o nome do seu avô em você?

R – Ai, desculpa. Elisa Geribello. Eu falei só um nome dela, não falei o sobrenome.

P1 – Então tá. Sua avó paterna, Elisa Geribello. Você sabe por que eles decidiram colocar o nome do seu avô em você? Você tem essa história?

R – Ah, o meu pai conversou com minha mãe, a minha mãe gosta, gostou do nome Victor. Eles conversaram e chegaram à conclusão: “Já que vai se chamar Victor, dá o nome do avô, Victor Paolillo Neto.” Acabou por decidir esse nome assim.

P1 – Você tem irmãos, Victor?

R – Tenho por parte de pai. Meus pais são separados, eu moro com minha mãe desde pequeno, com minha mãe e meus avós. E o meu pai mora no Sul do país.

P1 – Seus pais se separaram, e você tinha que idade?

R – Tinha cinco anos.

P1 – Então, você teve pelo menos um período de contatos?

R – Sim, hoje eu até tenho...

Continuar leitura

Título: Um jovem transformando o Brasil

Data: 3 de novembro de 2009

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Victor Paolillo Neto
Entrevistador: Adilson Moreira de Lima
Entrevistador: Claudia Fonseca
Revisor: Viviane Aguiar
Transcritor: Paula Leal
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios