Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Michelle de Brito
Por: Michelle de Brito, 25 de outubro de 2019

Um exemplo para nós!

Esta história contém:

Um exemplo para nós!

Vídeos (3)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Um exemplo para nós! Dona Enilce da Silva Lins viveu em uma família humilde, carinhosa e que dependia das vendas no comércio local. Moravam em uma casa de barro com teto de palha e sem energia elétrica no bairro de Beberibe, em Recife. Gostava de brincar na rua de várias brincadeiras como: casinha com comidinha de verdade, boneca, bambolê, corda, pega-pega, escorregar na areia entre outras brincadeiras. Essas brincadeiras eram sempre divertidas e sem preocupação nenhuma. Das atividades que mais gostava na infância era estudar e brincar muito. E por falarmos em estudar, na sua época escolar, os estudantes ganhavam leite e uma cesta de alimentos doada pela comunidade, na qual tinha feijão, óleo, açúcar, e fubá. Às vezes, o leite causava algum desconforto e algumas crianças adoeciam, mas, logo depois tudo voltava ao normal e era só diversão. A professora era boa e ensinava bem a lição utilizando a cartilha, mas também a palmatória para aqueles alunos que julgava necessário, além de castigos como ajoelhar no milho, mesmo assim NIssinha, como era chamada carinhosamente, tinha muito apreço por sua professora. Diante de tudo que viveu nesta fase escolar, uma experiência foi marcante, foi quando ela pediu para ir ao “quartinho”(nome dado ao banheiro naquela época) e a professora não a deixou ir. Ela então, não aguentou e urinou-se sentada na cadeira em sala de aula. A vergonha foi imensa! As outras crianças começaram a rir do acontecimento. A professora, por sua vez, falou que ela teria que limpar todo o chão. Mas, tamanha foi a vergonha que Nissinha fugiu da sala de aula sem limpar o chão. Então, a professora passou na casa dela para relatar todo o ocorrido aos seus pais. Foi assim que acabou recebendo um baita castigo de seu pai e sua mãe! Com o passar do tempo, Nissinha foi crescendo e quando tinha de treze para quatorze anos conheceu o seu primeiro namorado. Um menino de quinze anos de idade que morava na mesma...

Continuar leitura
Fechar

Projeto Memória Local

Dados da imagem ENTREVISTA

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Michelle de Brito

História:
Um exemplo para nós!

Crédito:
MICHELLE BRITO

Tipo:
Fotografia

ENTREVISTA

Projeto Memória Local

Dados da imagem Entrevista

Imagem de:
Michelle de Brito

História:
Um exemplo para nós!

Crédito:
Michelle Brito

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
estudantes, entrevista

Entrevista

Projeto Memória Local

Dados da imagem Entrevista

Período:
Ano 2019

Imagem de:
Michelle de Brito

História:
Um exemplo para nós!

Crédito:
Michelle Brito

Tipo:
Fotografia

Entrevista

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.