Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: , 9 de abril de 2003

Um artista em Mataripe

Esta história contém:

Um artista em Mataripe

Vídeo

Eunápio Cavalcante Costa, Cruz das Almas, 2 de novembro de 1939.

FAMÍLIA

Pais: Maximiano Vieira Cavalcante e Isauta Costa Cavalcante. Homem do campo, agricultor. Gostava de extrair da terra a sua própria alimentação e para os seus filhos. E geralmente ele plantava em terreno dos outros, como se fosse capataz de propriedade dos outros; tomava conta de fazendas. Na maioria da vida dele, ele não teve uma propriedade grande dele, não. Plantava laranja, principalmente laranja e fumo, que dá muito na nossa região de Cruz das Almas. Meus avós, tudo similar, também do mesmo ramo. Também agricultores. Maria Costa e João Ribeiro Costa. Os maternos. João, também o nome do avô paterno, e a avó não me lembro agora não. A bisavó.

BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA

A brincadeira era mais de, naturalmente, a bolinha - a bolinha de nego, porque ninguém podia comprar bola de borracha, nem couro. Uma brincadeira chamada finca-pé, que a gente gostava muito. É um ferro com uma ponta; com o chão úmido você fazia um desenho, onde você tinha que fincar jogando, assim, fincar e ir marcando para fechar. Só fazendo mesmo para mostrar. A gente gostava muito. Brincadeira com castanha de caju, quem derrubasse ganhava, coisa assim, botava as castanhas. E uma das principais era a perigosa picula em árvore. Você sabe o que é picula, né? Um correr para alcançar o outro, para pegar o outro. Só que em vez de ser se esconder aqui, seria em galhos de árvores. Imagine! Esconder, mesmo se esconder, porque o outro não pode andar ligeiro ali, porque é perigoso. A gente brincava assim também. As árvores eram manga, jaca, e eu me lembro bem do pé de fruta-pão. Sabe o que é fruta-pão, né? Parente da jaca. Mas se você observar bem, ela tem como se fosse uns bagos, digamos assim, muito colados, o leite, a folha, tudo similar.

GUERRA DE ESPADAS

É muito conhecida lá a festa de São João, principalmente pela Guerra de Espadas. Está muito famosa lá,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.