Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Teresinha Pires da Silva, 19 de novembro de 2019

Um amigo chamado Fernando

Esta história contém:

Seu Fernando de Souza Corrêa é um dos moradores mais antigos da cidade de Marituba no estado do Pará, ele é muito simpático e nos contou sobre sua infância e que queria ser Aviador quando era criança, também disse que antes os lugares não eram tão perigosos como agora, antigamente podia-se brincar tranquilamente e dormir com as portas abertas e não eram assaltados, ele gostava de ouvir histórias, tomar banho de igarapé, brincar de peteca. Seu Fernando nos contou sobre seus pais, disse que o pai era um homem alto de olhos azuis e sua mãe era baixinha como ele, um dia ela veio do bairro de São Brás em Belém, andando para Marituba, pois foi comprar açúcar para fazer seu mingau e acabou perdendo o trem. Ele é casado com D. Antônia e tiveram cinco filhos, conheceu sua esposa quando na época, o pai dela tinha sido assassinado em Timbotéua/PA, onde moravam e a família dela precisou vir morar em Marituba. Seu Fernando contou um pouco da história da Marituba do passado que se chamava "Vila Operária", por conta da estrada de ferro que existia naquela época e que seu pai trabalhava na estação do trem. O senhor Fernando estudou na escola "Padre Anchieta", que era localizada onde fica hoje um supermercado na cidade. Seu primeiro emprego quando era jovem foi na loja 22, na capital(Belém), quando ficou mais velho veio a se tornar o primeiro prefeito de Marituba e hoje está aposentado com 78 anos de idade.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.