Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 30 de agosto de 2022

Tudo aqui era território Awá

Esta história contém:

Tudo aqui era território Awá

Vídeo

Irakatakoa Awá Guajá recorda a história que a sua avó contava pra ele, de quando morava do outro lado do rio. Ele relembra uma caçada sua, de quando precisava pegar capelão e jabuti. Nos preparativos da caça, viram que estavam derrubando toda a mata onde eles viviam. Antes não havia branco, tudo era mata. Quando eles chegaram, vieram desmatando tudo. Então os Guajá foram correndo pela floresta e fugindo da destruição promovida pelos brancos, até que eles encontraram a FUNAI, fizeram a travessia do rio e chegaram ao local onde eles vivem hoje. Porém, segundo a narrativa desse sábio, até o local onde fica a capital de São Luís era uma floresta onde os Guajá antigos moravam.

Irakatakoa também relata suas experiências nas expedições de caça, incluindo o momento em que reencontrou seus parentes que ainda estavam isolados, e descreve as circunstâncias e emoções desses reencontros. Os brancos tentaram capturar os parentes, mas como eles estavam de roupa, os Awá desconfiaram e fugiram. Apenas quando eles ficaram nus, os isolados os acompanharam com vários animais como cotias e macacos, mas na hora em que soltaram os bichos, eles correram avexados e assustados com as novas pessoas que tinham aparecido.

Através da história de Irakatakoa, descobrimos a dimensão desta terra indígena, sendo que, até a capital era a casa dos Awá Guajá, e podemos observar um retrato de como era a vida e os costumes dos mais antigos, da caçada, a migração e a retirada do mel. Em sua narrativa, reconhecemos um verdadeiro conhecedor e protetor da floresta.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.