Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sonhador 108
Por: Inventário de Sonhos, 2 de abril de 2019

TREM DO ORIENTE SEM DESTINO

Esta história contém:

TREM DO ORIENTE SEM DESTINO

Sonhei que um imenso trem saía do Oriente, de agum lugar desconhecido. Era um trem de alta tecnologia que passava por muitas cidades europeias. No sonho, eu estava sempre na plataforma, a observar a chegada e a saída do trem. As estações estavam vazias. Poucos saíam ou entravam no trem. O trajeto era logo. Parecia que o trem ""não tinha destino"". O trem seguiu e cruzou o oceano (não sei como!). No Brasil, sua última parada foi em algum lugar do Oeste de SC (não sei o motivo da cidade!). Lá, em SC, eu observei o primeiro vagão do trem. Este estava lotado. Eram profissionais de saúde da China, sentados, com mochilas e vestes laranja. Eles não haviam se movido durante a longa viagem. Da plataforma, eu observava e pensava ""nossa, como eles seguem tão comportados, sentados?"". Estavam todos limpos, sem conversar, aguardando a abertura da porta do grande e moderno trem. A porta do trem se abriu e eu entendi que era a última parada. Tais profissionais desembarcariam no Oeste de SC.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Me parece óbvio que existem restos diurnos claros no sonho, uma vez que vemos médicos chineses sendo enviados para países europeus. As plataformas vazias durante as paradas do trem na Europa parecem ser as cidades em quarentena e lockdown. O fato de o trem cruzar o oceano (!) parece mostrar que o impossível, ou que aquilo que é muito distante, pode ser possível tanto em um sonho como em uma pandemia. Os chineses que ficaram comportadinhos no primeiro vagão podem expressar a cultura de conformismo e sujeição deles, que acataram as normas sanitárias impostas em Wuhan e ficaram semanas em casa, sem sair, sem se mover. O motivo de desembarcarem em SC é curioso. Eu resido no PR. A doença ainda não chegou aqui com tanta força, mas está nas cidades vizinhas. Então, penso que o sonho teve algo de mostrar que tanto o perigo - como a ajuda - estão próximos, mas não em meu contexto imediato.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: TREM DO ORIENTE SEM DESTINO

Data: 2 de abril de 2019

Personagem: Sonhador 108
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios