Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Vânia Maria Casanova
Por: Museu da Pessoa, 4 de outubro de 2007

Trajetória cheia de brilho

Esta história contém:

Trajetória cheia de brilho

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Vânia Maria Casanova. Nasci em São Paulo, no dia 16 de maio de 1963. FAMÍLIA Os nomes dos meus pais Antônio Nunes dos Santos, e Laura Batistela dos Santos. Minha origem é italiana dos dois lados. Eu conheci três dos meus avós. O meu avô paterno já tinha morrido quando eu nasci, mas eu conheci minha avó paterna até uns cinco, seis anos. E meus avós maternos, eu convivi mais; me lembro bem deles. O meu avô materno nasceu aqui no Brasil e os pais dele tinham acabado de vir, na época da imigração italiana, que foi no fim do século XIX. A princípio foram para Penápolis, no interior de São Paulo, depois ficaram na capital. Trabalharam na lavoura de café, depois ele começou a trabalhar com construção. Ele construía casinhas, chegou até a ter umas vilas, bairros. Construía e vendia, loteava. E continuou mexendo um pouco no comércio também, em fazenda. E meu avô foi melhorando de vida até que conseguiu dar uma boa formação para os filhos. Lutou bastante, deixou a família numa situação razoável. A minha avó sempre foi dona de casa, acompanhando, como a minha mãe que estudou até eu acho que o fim do segundo grau e depois casou. A vida normal dos pais de antigamente. Meu pai começou trabalhando num banco como office boy e foi até gerente. Trabalhou a vida inteira num único banco em São Paulo, que na época era o Banco Novo Mundo, que depois virou Econômico e hoje já não tem mais. Eu tenho dois irmãos. Aliás, eu tinha dois irmãos. Eu perdi o meu irmão mais velho, há uns 28 anos atrás. E eu tenho hoje um irmão que é comerciante também. NAMORO E CASAMENTO Sou arquiteta, conheci o meu marido quando eu trabalhava numa construtora, e ele comprou um apartamento dessa construtora. Na época, eu fazia os modificativos, por exemplo, a pessoa comprava um apartamento de quatro dormitórios, mas não ia usar todos porque a família era pequena, queria apenas dois dormitórios e...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Nós gostaríamos que você fizesse a gentileza de dizer seu nome completo, local e data do nascimento.

R – Meu nome é Vânia Maria Casanova. Nasci em São Paulo, no dia 16 de maio de 63.

P/1 – Qual o nome dos seus pais? O nome de seu pai e da sua mãe?

R – Antônio Nunes dos Santos, e minha mãe é Laura Batistela dos Santos.

P/1 – Qual a origem da sua família?

R – É, italiana dos dois lados.

P/1 – Você se lembra dos seus avós?

R – Me lembro. Eu conheci dois dos meus avós, eu conheci três. O meu avô paterno já tinha morrido quando eu nasci, mas eu conheci minha vó paterna ,que morreu, eu tinha uns cinco, seis anos. E meus avós maternos eu convivi mais e eu me lembro bem deles.

P/1 – E quais eram as atividades deles, profissionais?

R – Bom, é, o meu avô materno, ele veio pra cá, ele nasceu aqui no Brasil, e os pais dele tinham acabado de vir, na época da imigração italiana, que foi no fim do século XIX. Aí eles vieram pra cá, trabalharam na lavoura, e meu avô foi melhorando de vida até que conseguiu dar uma boa, vamos dizer, uma boa formação pros filhos. Lutou bastante, deixou a família numa situação razoável.

P/1 – E ele veio trabalhar na lavoura e depois quais eram as atividades...?

R – Então, ele veio e trabalhou na lavoura de café, veio pra trabalhar nessa lavoura de café, depois ele começou a trabalhar com construção. Ele construía casinhas, construiu, chegou até a ter umas vilas, bairros, construía e vendia, loteava. E continuou mexendo um pouco no comércio também, em fazenda.

P/1 – Em que cidade?

R – Ele veio a princípio pra Penapólis, no interior, depois ficou em São Paulo.

P/1 – E a sua avó?

R – A minha vó, sempre dona de casa, acompanhando.

P/1 – E os seus pais, como foram as atividades deles?

R – Bom, minha mãe foi dona de casa, né? Estudou até eu acho que o fim do segundo grau e depois casou. A vida normal dos pais de antigamente....

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios