Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Todas as cores do mundo

Esta história contém:

Todas as cores do mundo

Vídeo

Meu nome é Rosemeire de Oliveira Bassan, nascida em 22 de dezembro de 1966, em Rio Preto. Meus pais são Antonio de Oliveira e Aparecida Inês da Silva Oliveira. Dos avós, eu sei que a minha avó por parte de mãe vem de Araraquara, e meu avô era índio - o pai do meu avô era índio, índio mesmo. Meu avô era ferroviário, e minha avó sempre trabalhou só em casa. Meu outro avô foi taxista.

Meu pai tinha uma marcenaria, e depois ele montou uma loja de materiais elétricos. Então, eu fui criada sempre no meio do comércio, desde pequena, mexendo com calculadora, em máquina de escrever.

Na escola, mesmo, nada apontava para que eu me envolvesse com o comércio ou com o artesanato. Mas eu ficava lá na loja do meu pai, e a minha mãe comprava umas garrafas de Coca-cola que vinham com uns desenhos da Disney na tampinha. E eu bebia a coquinha e depois reproduzia o desenho que estava ali no papel, só de olhar. Já com uns 14 anos, minha mãe me colocou num curso de inglês e outro de desenho, de pintura. A moça que me ensinou está viva até hoje, a Paula Gonçalves, e o que eu aprendi com ela em dois anos é o que eu uso até hoje, tanto no artesanato, quanto na pintura - eu nunca mais fiz nenhum curso.

Mais tarde, o meu avô fechou o mercadinho que ele tinha lá no bairro e me ofereceu o espaço. Eu comecei a trabalhar de artesã ali naquele espaço, comecei pintar, fazia guardanapo, fazia camiseta, isso já na minha adolescência, mesmo antes de montar a lojinha ou atelier. Eu pintava camiseta para os amigos, de capa de disco, do Cristo, e fazia isso para ganhar um dinheiro. Depois, como meu pai voltou pra marcenaria, eu comecei a pintar caixinha.

E eu comecei a fazer muita feira de artesanato, por muitos anos, pois vendia muito bem. E foi inclusive por causa da feira que surgiu a oportunidade de montar a loja, porque até então, aquilo não era uma loja, era só um espaço para trabalhar. Aí, no Praça Shopping, ali no centro, estavam desocupando...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio São José do Rio Preto 2020/2021

Entrevista de Rosemeire Bassan

Entrevistada por Luís Paulo Domingues

São José do Rio Preto, 19 de maio de 2021

Entrevista MC_HV083

(02:17) P1 - Agora vou pedir de novo, fala seu nome completo (risos), porque vai cortar ali, sabe? A data de nascimento.

R1 – Rosemeire de Oliveira Bassan, 22 de dezembro de 1966.

(02:32) P1 – Ah, legal. E nasceu em São José do Rio Preto, né?

R1 – São José do Rio Preto, nasci e moro até hoje aqui.

(02:39) P1 – Que legal! E o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Antônio de Oliveira e Aparecida Inês da Silva Oliveira.

(02:49) P1 – Legal, você conheceu ou conhece ainda seus avós?

R1 – Conheci, conheci todos os avós. Hoje não tenho mais nenhum vivo, mas conheci tanto do lado do meu pai, quanto do lado da minha mãe, todos eles.

(03:05) P1 – E você gostaria de falar o nome deles, para ficar registrado?

R1 – Meu avô por parte de pai é Avelino de Oliveira e minha avó Mariana Martins Oliveira. E por parte de mãe é Rosa Agostinho da Silva e... agora só lembrei o apelido dele, que era José Tabatinga. (risos)

(03:27) P1 – José Tabatinga!

R1 – É, ele era ferroviário e pegou esse apelido!

(03:33) P1 – Sim, sim. E você sabe o que seus avós... de onde eles vieram, para chegar na região de Rio Preto, eles moravam aí em volta ou já em Rio Preto? Onde eles estavam?

R1 – Não sei, meu avô... eu sei que a minha avó por parte de mãe, os parentes dela são todos dali de Araraquara e tudo mais. Meu avô era índio, o pai do meu avô era índio, índio mesmo. (risos)

(04:01) P1 – Sei.

R1 – Isso eu sei. A parte da minha avó era... eles são portugueses, que é o pessoal lá de Araraquara e a minha avó materna era... ela foi adotada e ela era mineira, se não me falha a memória. Mas, assim, até onde eu sei, era tudo por aqui, ninguém muito de longe, é tudo por aqui, nasceram por aqui, não tenho muita informação de...

Continuar leitura

Título: Todas as cores do mundo

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios