Das mãos que trabalham com a terra às que preparam os alimentos, sentimos a valorização, a celebração e a conexão com a natureza, a vida e a nutrição.
As alquimias de saberes e sabores não só alimentam corpos, mas também nutrem
almas, famílias, memórias, afetos e tradições.
Ela é a representação de tudo.
Passado, presente e futuro.
Eu, você, nós, elas e eles.
Ela é guardiã do Quilombo da Caçandoca.
Mas também do tempo, da terra, da história,
da sabedoria e da riqueza de tudo o que existe.
*
Dona Maria é uma mulher quilombola, artesã, cozinheira, mãe de 09 filhos, moradora do Quilombo da Caçandoca, em Ubatuba (SP). Dona Maria é uma mulher incrível!
Para conhecer, conversar e registrar Dona Maria, chegamos em um dos lugares mais lindos do planeta. Um cenário paradisíaco, o mar calmo e azul, a areia branca, o sol dourado refletindo as copas das árvores de folhas largas que emolduram a paisagem.
Pegamos uma pequena trilha depois da ponte e chegamos ao restaurante de dona Maria. Fomos recebidas por ela e um de seus filhos, que nos preparou um suco de maracujá delicioso.
O ambiente cercado de árvores enormes, abrigam sua casa e seu restaurante.
A casa é toda decorada com as tranças em folhas de coqueiro que ela faz com uma habilidade impressionante.
Seguindo uma outra trilha, chegamos a um riacho e de volta à praia, onde tiramos algumas fotos. Dona Maria estava com um lindo vestido branco com estampas coloridas, em vermelho, azul, verde e roxo, combinando perfeitamente com o cenário exuberante.
Por mais de 01 hora ficamos conversando com ela, enquanto produzia suas lindas peças. Uma conversa de muito conhecimento e aprendizados. Sua sabedoria é inexplicável.
Nos despedimos com um abraço apertado, com a força e o colo que só a mãe de 9 filhos sabe mostrar sem dizer. Dona Maria é uma mulher incrível, engraçada e com muitas histórias pra contar, foi difícil ir embora.