Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 24 de janeiro de 2007

Técnico na (agri)cultura de Maués

Esta história contém:

Técnico na (agri)cultura de Maués

Vídeo

O meu nome é Ernandis Pereira Barbosa. Nasci em Maués, no dia 26 de janeiro de 1968. Os meus pais todos são filhos de Maués mesmo. Meus avós, eles todos eram daqui mesmo, descendentes geralmente de portugueses e indígenas. Por parte da minha avó, não sei se era Sateré-Mawé, mas sempre ela falava para a gente que era descendente de índios. Eu não sei te informar se eu sou descendente de Satarés-Mawés, mas tudo indica que sim.

Meus pais sempre foram agricultores, sempre trabalharam na agricultura para sobrevivência, sempre foi aqui, sempre foi assim. Com guaraná, sempre foi com guaraná, com mandioca, sempre trabalhando com esses produtos.

Eu estudei até a oitava série. Daí eu fiz um minivestibular, passei. Porque naquele tempo existia Técnicas Agrícolas. Eu via aquilo, os meus professores darem, a gente tinha uma horta na escola. Meus pais eram agricultores, sempre trabalharam com isso, meus avós, que eu morei muito tempo com eles. Daí aquilo foi me induzindo àquela profissão que eu queria. Fui para uma escola federal. Só que lá era sistema fechado, e já fui para Manaus estudar.

Em Manaus, eu passei 14 anos. Depois fui trabalhar no município de Coari, Tefé, trabalhei nesses municípios também. Eu fui, passei esse tempo todo, 14 anos, fora. Quando voltei, a cidade estava muito abandonada, não tinha crescido nada. O que me levou a vir para Maués foi um prefeito que trabalhava aqui, ele tinha um projeto, ele já tinha trabalhado no Idam [Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas]. Ele andava nos municípios desenvolvendo um programa agrícola. Daí ele me trouxe para implantar no município de Maués. Foi por meio do qual eu vim, fui um dos primeiros técnicos a ser contratado por ele na Secretaria de Produção.

A Secretaria de Produção em que eu trabalho, hoje, tem um quadro profissional muito grande, que, só em técnicos, nós somos num total de 14 profissionais. Isso quer dizer, o...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.