Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 13 de abril de 2021

Super G! A loja elegante de moda masculina!

Esta história contém:

Super G! A loja elegante de moda masculina!

Vídeo

Eu me chamo Eurico Esmeraldino Cardoso e nasci em 12 de abril de 1954. O nome do meu pai é Esmeraldino João Cardoso, e o da minha mãe, Francisca Clara Cardoso. Eu nasci em Pescaria Brava, Santa Catarina, que hoje já é município, mas antes pertencia a Laguna. E depois a família se mudou para Criciúma, quando eu tinha sete anos. Aí, quando eu completei 15 anos, eu vim embora para São Paulo.

E fiquei em São Paulo por cinco, seis anos. Foi lá que eu fui desenvolvendo o comércio, adquirindo uma certa experiência com grandes empresários, como o seu José Camelo. Eu trabalhei com ele na empresa Camelo, que fabricava terno, na época em que eu tinha 21 anos. Trabalhei um bom tempo lá, e depois eu fui convidado para trabalhar numa franquia que se chama Loja Super G, de um grande empresário que eu admiro... admirei muito e admiro, já em memória, o seu Nevaldo Rocha. Ele era dono da Super G e dono da Guararapes, que hoje é as Lojas Riachuelo. Ele faleceu no ano passado.

Mas antes de tudo isso, eu virei camelô em São Paulo. Arrumei um senhor que eu conheci, e ele tinha uma fabriqueta. Aí ele me cedia as mercadorias durante a semana: camiseta, cueca, meia. Eu saía para ir a uma transportadora, logo no início, para eu ter uma localização de ponto de partida. Então, de lá eu saía andando e frequentava todas as transportadoras, pois lá estavam os caminhoneiros. Então eu ficava sempre torcendo para que o caminhoneiro esquecesse a camiseta, a cueca, a meia... e eu fazia o meu comércio aí. Acabei fazendo uma clientela grande, porque tinha muitos caminhoneiros de fora.

Esse foi meu começo de vida. E um belo dia, eu passando ali na Rua da Gávea, uma travessa da Guilherme Cotching, vi uma loja sendo montada, montando a instalação. Aí conversei com a moça que estava dirigindo, que era a contadora da empresa e falei: "Nossa, vai ficar linda essa loja, né? Poxa, eu gostaria de trabalhar aqui". Aí ele falou: "Você já...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P1 - E, ‘seu’ Eurico, primeiro eu gostaria de agradecer muito o senhor por participar do projeto Memórias do Comércio. Esse projeto é um projeto muito antigo do Sesc com o Museu da Pessoa. Ele existe desde 1994, já passou por três edições em São Paulo, uma em Santos, uma em Campinas, uma em São José dos Campos, Araraquara, São Carlos e esse ano nós estamos fazendo Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto.

R1: Muito bom.

P1: E é a história do comércio da cidade, né? Eu vou gravar uma entradinha aqui com o nome certo do senhor e a gente já começa. Então...

R1: Ok.

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020/2021

Eurico Esmeraldino Cardoso - Super G Modas

Entrevista História de Vida 046 - HV_046

Transcrita por Selma Paiva

Bom, ‘seu’ Eurico, para começar, eu queria que o senhor falasse o seu nome completo, data de nascimento e o local que o senhor nasceu.

R1: Eu me chamo Eurico Esmeraldino Cardoso, nasci em 12 de abril de 1954. Ontem até eu festejei, né? ((Risos)).

P1: Ah, parabéns, foi seu aniversário.

R1: Doze de abril, é. Isto. E eu nasci... hoje já é um município, antes era município de Laguna. Hoje, onde eu nasci, chama-se Pescaria Brava.

P1: Ah, em Santa Catarina?

R1: Era município de Laguna.

P1: Sim, eu já estive lá.

R1: E, posteriormente a família mudou para Criciúma.

P1: Criciúma, sim.

R1: É, quando eu tinha sete anos.

P1: Ótimo. E qual que é o nome...

R1: Depois...

P1: ... do seu pai? Não, mas vamos...

R1: O nome do meu pai é Esmeraldino João Cardoso.

P1: E da sua mãe?

R1: Francisca Clara Cardoso.

P1: Certo. E o senhor conheceu os seus avós?

R1: Sim. Da parte do meu pai. E da parte da minha mãe, a minha vó.

P1: Sim. E qual que era o nome deles? O senhor lembra?

R1: É João Fernandes Cardoso. Da minha avó eu não lembro ((risos)). A minha vó, de parte de mãe era de origem, né? Porque eu sou do sul, lá tem muita mistura, né? Então, ela era... para aí, eu vou lembrar aqui. Eu...

Continuar leitura

Título: Super G! A loja elegante de moda masculina!

Data: 13 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Pesquisador: Daiana da Costa Terra
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios